Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4213
Tipo do documento: Monografia
Título: Avaliação e mensuração de resultados em comunicação interna: o caso da organização Jaime Câmara
Autor: Assis, Cínthia Garcia
Primeiro orientador: Candía, Rubén Darío Jimenéz
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Eva Márcia Arantes Ostrosky
Candía, Rubén Darío Jimenéz
Resumo: O presente estudo discute a importância do planejamento estratégico para a área de comunicação, apresenta a relevância da comunicação interna em uma organização e demonstra os modelos de avaliação em comunicação existentes. É importante que as ações de comunicação e seus instrumentos sejam avaliados para verificar a eficiência e o alcance dos objetivos pré-estabelecidos. Portanto, através de um estudo de caso na Organização Jaime Câmara (OJC), foi possível mensurar a comunicação interna e mostrar quais os benefícios que esta agrega para a organização e para os colaboradores. O modelo utilizado na mensuração foi o modelo Yardstick, ou Régua da Efetividade, que serviu de base para sistematizar e organizar os principais pontos da comunicação interna. O estudo mostrou que a organização possui instrumentos consolidados de comunicação, no entanto necessitam de reformulações para melhor atender aos seus colaboradores. As ações de comunicação interna da organização estão em crescimento e a pesquisa foi uma ótima ferramenta para nortear os próximos passos a serem seguidos.
Abstract: The study it intends to argue the importance of the strategical planning for the communication area, to present the relevance of the internal communication in an organization and to demonstrate the models of evaluation in communication existing. It is important that the actions of communication and its instruments are evaluated to verify the efficiency and the reach of the preset objectives. Therefore, through a study of case in Organização Jaime Câmara (OJC), it was possible to measure the internal communication and to show to which the benefits that this adds for the organization and the collaborators. The model used in the measurement was the Yardstick model, or Ruler of the Effectiveness, that served of base systemize and to organize the main points of the internal communication. The study it showed that the organization possesss consolidated instruments of communication, however need reformularizations better to take care of to its collaborators. The actions of internal communication of the organization are in growth and the research was an excellent tool to guide the next steps to be followed.
Palavras-chave: Avaliação
Mensuração
Comunicação Interna
Modelo yardstick
Evaluation
Measurement
Internal communication
Yardstick model
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: ASSIS, Cínthia Garcia. Avaliação e mensuração de resultados em comunicação interna: o caso da organização Jaime Câmara. 2008. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4213
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-Relações Públicas-Cínthia Garcia Assis.pdfArtigo principal1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons