Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4214
Tipo do documento: Monografia
Título: A relação entre palavras-chave e valores-notícia no jornalismo online
Autor: Gonçalves, Lorena
Primeiro orientador: Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
Primeiro membro da banca: Fernandes, Luiz Carlos do Carmo
Spenthof, Edson Luiz
Resumo: As redações jornalísticas têm modificado suas estruturas, físicas e organizacionais, a fim de se adequarem às inovações tecnológicas, às novas exigências do mercado de trabalho e aos perfis mutáveis dos públicos consumidores. Com a popularização da Internet, muitos jornalistas precisam produzir materiais tanto para a mídia impressa, como também para veículos online. Nesta monografia, foi apresentada uma análise de conteúdo das capas impressas e home pages de seis jornais de grande porte: The New York Times, The Washington Post, Ottawa Citizen, Toronto Star, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Com base nos registros feitos pelo aplicativo Google Insight for Search, foi observada a utilização de palavras-chave mais procuradas e de palavraschave com aumento repentino, nas capas impressas e nas home pages dos veículos de comunicação citados. Outro ponto analisado foi a presença de valores-notícia nas palavras-chave utilizadas. Os resultados obtidos mostraram que, na maioria dos casos estudados, as home pages utilizaram mais palavras-chave nas capas impressas de seus respectivos veículo de comunicação. Além disso, em quase metade das home pages estudadas, houve maior presença de palavras-chave não relacionadas a valores-notícia, do que palavras-chave com valores-notícia agregados.
Abstract: The newspaper newsrooms have changed their physical and organizational structures in order to adapt to technological innovations, new demands of labor market, and changing profiles of audiences. In this monograph, there is a content analysis of home pages and printed covers of six large newspapers: The New York Times, The Washington Post, Ottawa Citizen, Toronto Star, Folha de S. Paulo and O Estado de Sao Paulo. Based on records made by the application Google Insights for Search, this research pondered the use of keywords listed as "top searches" and "rising searches" used on the printed covers and on the home pages of the newspapers mentioned. Another point considered was the presence of news values on the keywords used. The results showed that, in most cases studied, the home pages had used more keywords than the print covers of their respective medium. Furthermore, almost half of the home pages studied had a greater presence of keywords not related to news values than keywords with news values aggregated.
Palavras-chave: Jornalismo online
Valores-notícia
SEO
Webjornalismo
Web journalism
Online journalism
Keywords
News values
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: GONÇALVES, Lorena. A relação entre palavras-chave e valores-notícia no jornalismo online. 2010. 169 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4214
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Lorena Gonsalves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal654,25 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons