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Tipo do documento: Monografia
Título: Competências e habilidades necessárias à formação do ouvidor: em busca de eficiência e qualidade na relação entre a instituição e seus públicos
Autor: Lima, Daniel de Sá do Monte
Primeiro orientador: Borges, Rosana Maria Ribeiro
Primeiro membro da banca: Arantes, Eva Márcia
Borges, Rosana Maria Ribeiro
Resumo: A importância e o reconhecimento do trabalho do ouvidor/ombudsman têm aumentado, elevando também a responsabilidade de agir com eficiência e qualidade, tanto para com a organização, como para com o cidadão. Contudo, não havendo curso superior formalizado para a profissão ou especialização na área, o cargo vem sendo ocupado por indivíduos das mais diferentes formações. Com a possibilidade deste quadro vir perverter as práticas do canal de Ouvidoria, é sugerida a sua inserção entre as atribuições organizacionais de Relações Públicas, com fundamentação prática nos princípios de marketing, mais especificamente no marketing de relacionamento.
Abstract: The importance and recognition of the work of the ombudsman have increased, bringing also a responsibility to act with efficiency and quality, both for the organization as to the citizen. However, without formal higher education for the profession or expertise in the area, the office has been occupied by people of many different formations. With the possibility of corrupt practices become part of the channel of Ombudsman, it is suggested to insert it between the organizational functions of public relations, with principles-based practice in marketing, specifically in marketing relationship.
Palavras-chave: Ouvidoria
Ouvidor
Ombudsman
Relações públicas
Marketing de relacionamento
Comunicação organizacional
Ombudsman
Public relations
Relationship marketing
Organizacional comunication
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: LIMA, Daniel de Sá do Monte. Competências e habilidades necessárias à formação do ouvidor: em busca de eficiência e qualidade na relação entre a instituição e seus públicos. 2008. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4215
Data de publicação: 2008
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