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Tipo do documento: Monografia
Título: Redes sociais e redes de empresa: um estudo das estratégias de comunicação organizacional dentro das redes de relacionamento da EMBRAPA Arroz e Feijão e o Shopping Goiás Center Modas
Autor: Oliveira, Luiza Helena Monteiro Borba de
Primeiro orientador: Coutinho, André Ribeiro
Primeiro membro da banca: Darío, Rubén
Coutinho, André Ribeiro
Resumo: Este trabalho propõe a compreensão da relação entre as redes sociais e a comunicação organizacional existentes nas redes de relacionamento da Embrapa Arroz e Feijão e do Shopping Goiás Center Modas. O estudo dessas redes foi feito através da metodologia de análise de redes sociais. Para tal estudo procurou-se verificar se a estrutura da rede influencia as estratégias de comunicação adotadas, se a comunicação dentro das duas instituições permite a expansão da rede e se os elos fracos, levantados pela pesquisa, permitem também a expansão da rede. Foram utilizadas algumas medidas da metodologia de análise de redes sociais e com isso concluiu-se que existem atores responsáveis pela dinamização das redes, atores com potencial para a expansão das redes e a conectividade entre um elo e outro. Palavras chaves: Redes sociais, rede de empresa, comunicação organizacional e elos fracos.
Abstract: This work intends to understand the relation between the social network and the organizational communication present in the networks’ relation at Embrapa Rice and Beans and at Shopping Goiás Center Modas. The study of these networks has been conducted by the analysis of the social networks’ method. There has been a verification of the influence of networks on the implemented strategy of communication, the verification if the communication, inside the two institutions, allowed the expansion of networks and if the weak ties, identified on the research, allowed the expasion of social network. Some measurements from social networks’ analysis were used and with these data it could be concluded that some actors were responsible to the networks’ dynamics, that some actors showed potential to facilitate the expansion of the network and the connectivit between ties.
Palavras-chave: Redes sociais
Rede de empresa
Comunicação organizacional e elos fracos
Social networks
Organization communication and weak ties
País: brasil
Instituição: Universidade federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: OLIVEIRA, Luiza Helena Monteiro Borba de. Redes sociais e redes de empresa: um estudo das estratégias de comunicação organizacional dentro das redes de relacionamento da EMBRAPA Arroz e Feijão e o Shopping Goiás Center Modas. 2008. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4220
Data de publicação: 2008
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