Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4222
Tipo do documento: Monografia
Título: A influência no mercado fonográfico do início do século XXI: estudo de caso sobre a banda inglesa Radiohead e o lançamento do seu CD In Rainbows
Autor: Kamenach, Grabriel Bueno
Primeiro orientador: Nascimento, Adriane
Primeiro membro da banca: Pereira, Caroline Magalhães
Nascimento, Adriane
Resumo: Neste trabalho é analisada a situação do Mercado Fonográfico atual, que desde a popularização de novas tecnologias de comunicação, como a Internet, sofreu profundas mudanças em seu formato. Para esta análise é realizado um estudo de caso da banda inglesa Radiohead, grupo de expressão no Mercado Fonográfico mundial, que abalou as estruturas do mesmo ao romper com sua gravadora e inovar na estratégia de lançamento de seu sétimo álbum de estúdio, denominado In Rainbows. O Radiohead disponibilizou o álbum em seu site oficial sob o modelo de “pague quanto quiser”, ou seja, o fã poderia escolher se queria ou não pagar pelo download do álbum e se escolhesse pagar poderia escolher o valor a ser pago. A estratégia da banda resultou num grande sucesso comercial e novamente trouxe à tona a discussão dos novos formatos de comercialização de música que a Internet possibilita. Através de uma contextualização da situação do Mercado Fonográfico atual e do estudo de caso da banda Radiohead, discute-se o papel da Internet neste novo formado de comercialização de música que surgiu.
Abstract: This research examined the situation of the phonographic market now a days. Since the popularization of new communication technologies, such as the Internet, the phonographic market has undergone profound changes in its format. This study case is made about the English Band Radiohead, renowned in the world market phonographic, which changes its own structure to break its record on innovation and strategy for launch of its seventh studio album, called In Rainbows. The Radiohead released the album on their official website under the model "pay as you wish", which means: the fan could choose whether or not to pay for downloading the album and in case he chooses to pay, he could choose the amount to be paid. The strategy of the Band resulted in an incredibly commercial success and brought to light the discussion of new marketing’s music formats, allowed by Internet. Through a context of current situation of the today’s phonographic market and the study case about the Radiohead Band, this research discusses the influence surface of Internet in this new structure of the music marketing.
Palavras-chave: Mercado fonográfico
Novas tecnologias da comunicação
Market phonographic
New communication technologies
Internet
Radiohead
País: brasil
Instituição: Universidade federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: KAMENACH, Grabriel Bueno. A influência no mercado fonográfico do início do século XXI: estudo de caso sobre a banda inglesa Radiohead e o lançamento do seu CD In Rainbows. 2009. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4222
Data de publicação: 2009
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-Relações Públicas-Gabriel Bueno Kamenach.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo principal6,41 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons