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Tipo do documento: Monografia
Título: Práticas de leitura de adolescentes e jovens do colégio Lyceu de Goiânia do primeiro ano do ensino médio, matutino e noturno
Autor: Lima, Maria Divina de Sousa
Primeiro orientador: Santos, Andréa Pereira dos
Primeiro membro da banca: Santos, Andréa Pereira dos
Chaveiro, Eguimar Felício
Resumo: Um país se desenvolve quando a educação é pensada não só como ferramenta de números estatísticos para promoção de governos, mas como estratégia para promoção e prática de cidadania. Objetiva-se refletir sobre as práticas de leitura de estudantes, adolescentes e jovens que, segundo algumas pesquisas, são vistos como não leitores, sendo considerados desinteressados e não participativos do processo educacional, construindo assim um preconceito em torno do jovem como se este não gostasse de ler (ABREU, 2001). O hábito de leitura necessita ser inserido, estimulado e treinado desde a infância. As atividades de incentivo a leitura são imprescindíveis em qualquer escola. A leitura aliada às tecnologias vem ganhando novos espaços, conquistando fronteiras, adquirindo novos paradigmas, transpondo barreiras do conhecimento e gerando conquistas, para que os novos conceitos sejam alcançados e preconceitos sejam anulados, assegurando assim, a compreensão de liberdade plena do homem, que surge através da leitura, do conhecimento multidisciplinar. A escola como propulsora do conhecimento aliada à prática e como mediadora de incentivo da leitura junto à sociedade, promove a interação social e cultural de seus alunos, tornando – os capazes de adquirir conhecimentos para compreensão de seus diretos e deveres como cidadãos éticos e crítico. Buscando uma compreensão para analisar quais são as dificuldades, apresentadas pelos estudantes, em relação à prática da leitura e interpretação do que lê, procura-se verificar, o que o adolescente e o jovem mais gostam de ler e se os alunos do Colégio Lyceu de Goiânia tem acesso à internet. Procurando investigar quais são as dificuldades encontradas pelos estudantes em relação à leitura, verificando, com que finalidade os alunos da rede pública usam a internet. As contribuições teóricas advêm dos estudos sobre práticas de leitura e juventude com os seguintes autores: Abreu (2001), Chartier (2001; 2012), Aurora Neta (2008), Novaes e Vannuchi ( 2004), Naves (2006), entre outros. As discussões são analisadas a partir dessa fundamentação, e com pesquisa realizada, com estudantes do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia. Por meio das vozes dos entrevistados, permitiu-se afirmar que os adolescentes e jovens são leitores e se relacionam de diversas formas com a leitura, tanto em espaços formais quanto espaços informais. Esse fato aponta para a necessidade da escola de equipar-se com novos suportes de leituras e resignificar o discurso em torno dos jovens e adolescentes.
Abstract: A country develops when education is conceived not only as a tool for promoting statistical numbers of governments, but as a strategy to promote and practice of citizenship. It aims to reflect on the reading practices of students, teenagers and youths in public schools that are not seen as readers, are considered uninterested and not participatory educational process, thus creating a bias around the young man as if he does not like to read . The reading habit needs to be inserted, stimulated and trained from childhood activities will encourage reading are essential in any school. Reading together the technologies is gaining new spaces, conquering frontiers, acquiring new paradigms, crossing barriers of knowledge and generating achievements, so that new concepts are achieved and prejudices are eliminated, thus ensuring full understanding of freedom of man, which arises through reading, multidisciplinary knowledge. The school as a driver of knowledge allied to practice as a mediator and encouraging reading along to society, promotes social interaction and culture of their students, making - able to acquire the knowledge to understand your rights and duties as citizens and ethical critics. Seeking an understanding to analyze what are the difficulties presented by the students in relation to the practice of reading and interpretation of reading, seeks to ascertain what the teen and young love to read more and students, the public has internet access. Looking investigate what are the difficulties encountered by students in relation to reading, checking, for what purpose the public school students use the Internet. The contributions come from theoretical studies of cultural history with Abreu. (2009), Chartier (2001-2012), granddaughter Aurora (2008), and Vannuchi Novaes (2004), Space (2006), among others. The discussions are analyzed from this reasoning, and research, with students from 1st year of high school, college State Lyceum of Goiânia. Through the voices of the interviewees allowed to say that teenagers and young adults are readers and relate various forms with reading, both in formal and informal space. This fact points to the need to equip the school with new media and readings resinificar the discourse around youth and adolescents.
Palavras-chave: Práticas de leitura
Preconceito de Leitura
Interação social e cultural
Escola pública
Conhecimento multidisciplinar
Social and cultural interaction
Public school
Reading practices
Prejudice reading
Multidisciplinary knowledge
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: LIMA, Maria Divina de Sousa. Práticas de leitura de adolescentes e jovens do colégio Lyceu de Goiânia do primeiro ano do ensino médio, matutino e noturno. 2013. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4233
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

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