Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4238
Tipo do documento: Monografia
Título: A influência da mídia local na formação do imaginário social-foco e análise da revista perfil centro-oeste
Autor: Figueiredo, Lívia Marques Ferrari de
Primeiro orientador: Tuzzo, Simone Antoniaci
Primeiro membro da banca: Marques, Divina Eterna Vieira
Tuzzo, Simone Antoniaci
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de explicitar e analisar a relação da mídia local - revista local, com a criação de celebridades locais na construção de um imaginário coletivo. Buscou-se enfocar a realidade social e econômica do município de Inhumas e as consequências das intervenções comunicacionais no cenário local. Foi proposta uma compreensão sobre as relações de poder existentes entre o produto midiático e a sociedade, bem como a interação dos indivíduos com a apresentação de sua imagem e de seus produtos frente ao meio em que vivenciam sua rotina diária. A opção metodológica do trabalho ora em análise é caracterizada como uma pesquisa qualitativa, visto que há uma relação dinâmica entre o mundo real e a subjetividade do assunto, que não pode ser traduzido em números. No intuito de obtenção de maior precisão acerca do assunto foi formulada uma pesquisa de campo qualitativa através da aplicação de questionários compostos por perguntas abertas direcionadas a pessoas que tiveram suas imagens e nomes divulgados mais de duas vezes em edições do veículo de comunicação analisado. Os dados coletados permitiram uma análise mais profunda referente ao papel de atuação do meio de comunicação em estudo no imaginário coletivo da sociedade local em questão e na construção de celebridades locais. Do ponto de vista dos objetivos, foi abordada uma pesquisa explicativa, visando identificar elementos que determinam ou que influenciam na ocorrência dos fenômenos. O método científico seguido foi o hipotético-dedutivo e do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa foi adotada a partir de pesquisa bibliográfica, ou seja, elaborada a partir de material já publicado, como periódicos, livros, artigos, textos de internet, dentre outros.
Abstract: This study was conducted in order to explain and analyze the relationship of the local media - local magazine, with the creation of local celebrities in the construction of a collective imaginary. We tried to focus on social and economic reality of the city of Inhumas and consequences of communication interventions on the local scene. We proposed an understanding of power relations between the media product and society as well as the interaction of individuals with the presentation of their image and their products in the environment in which they live their daily routine. The methodology of the work under examination is characterized as a qualitative research, because there is a dynamic relationship between the real world and the subjectivity of the matter that can not be translated into numbers. In order to obtain greater precision about the matter was made a qualitative field research through the use of questionnaires consisting of open questions aimed at those people who had their names and images published more than twice in the media analyzed. The data allowed a deeper analysis on the role of activity of the media under study in the collective imaginary of the local society in question and the construction of local celebrities. From the standpoint of the goals, was discussed an explanatory research to identify factors that determine or influence the occurrence of phenomena. The scientific method was the hypothetical-deductive, and from the point of view of technical procedures, the search was taken from literature, in other words, from published material, such as journals, books, articles, internet texts and others.
Palavras-chave: Revista local
Mídia
Celebridades
Imaginário coletivo
Local magazine
Media
Celebrities
Collective imaginary
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: FIGUEIREDO, Lívia Marques Ferrari de. A influência da mídia local na formação do imaginário social-foco e análise da revista perfil centro-oeste. 2010. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4238
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-Relações Públicas-Lívia Marques Ferrari de Figueiredo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso-Artigo principal5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons