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Tipo do documento: Monografia
Título: Opinião pública nas mídias sociais: o embate entre Greenpeace e Nestlé
Autor: Lopes, Michele Araújo
Primeiro orientador: Stasiak, Daiana
Primeiro membro da banca: Casaroli, Lutiana
Stasiak, Daiana
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar as noções de opinião pública e mídias sociais, a partir de exemplos atuais. Busca-se refletir sobre as afetações negativas que as marcas podem sofrer através de informações disseminadas na internet, para tanto busca responder a seguinte problemática: Como se dão os casos de opinião pública através das mídias sociais? O embate entre Nestlé x Greenpeace pode ser configurado como um caso contemporâneo de opinião pública? Acredita-se que o entendimento dessas questões é elemento essencial para compreensão das práticas de Relações Públicas na atualidade. O objeto de estudos é o embate entre a empresa Nestlé e a organização Greenpeace iniciado em março deste ano, através da publicação de um vídeo na internet sobre práticas da Nestlé consideradas ilegais A metodologia da pesquisa ancora-se inicialmente no mapeamento deste embate através das redes sociais e também na realização de uma pesquisa on-line com usuários da internet para analisar as percepções dos públicos a respeito de informações organizacionais disseminadas através da rede. O texto desta monografia divide-se em três capítulos: o primeiro objetiva abordar a opinião pública nos meios de comunicação de massa e perceber como o indivíduo se comporta sozinho e em grupo sob influências do meio e das interações sociais; o segundo busca entender as novas formas de relacionamento proporcionadas pelas tecnologias digitais, que possibilitam novas ferramentas às Relações Públicas e a interferência dessa nova fase na opinião pública e na imagem pública de uma empresa ou indivíduo e o terceiro e último apresenta o mapeamento do embate entre o Greenpeace e a empresa Nestlé com as técnicas de guerrilha e de marketing viral utilizadas pelo Greenpeace e os desdobramentos que atingiram uma empresa com tradição no mercado e, apresenta também, os resultados da pesquisa realizada através da internet sobre as percepções dos públicos com relação a formação da opinião pública com o apoio das mídias sociais e a análise do embate on-line pelos públicos, em sua maioria consumidores da marca Nestlé.
Abstract: This present study aims to examine the notions of public and social media from current examples. It tries to reflect on the damages that negative marks can suffer through the Internet. This project seeks to answer these following questions: How do cases of public opinion occur through social media? Can the clash between Nestlé vs. Greenpeace be configured as a contemporary case of public opinion? Understanding these issues is essential to understanding the practice of public relations today. The subject of study is the clash between Nestlé and Greenpeace started in March 2010 through an Internet video. The research methodology is based on the mapping of this struggle through social networks and through an online survey with new media users to examine public perceptions about organizational information disseminated through the network. The text is divided into three chapters: the first one aims to address the public in the mass media communication and to understand how individuals behave in groups and alone under the influence of the environment and social interactions; the second chapter seeks to understand the new forms of relationship created by digital technologies that enable new tools for Public Relations and the interference of this new phase in company or individual’s public opinion and public image; and the last chapter shows the mapping of the battle between Greenpeace and Nestlé and how the techniques of guerrilla marketing and viral advertising used by NGOs hit a company with market tradition, and also presents the research conducted over the Internet on public perceptions regarding the formation of public opinion in social media. This mapping allows us to translate and identify the presence of contemporary concepts like "cyberspace", "social networking", "social capital", and "interactivity."
Palavras-chave: Relações públicas
Opinião pública
Imagem pública
Mídias sociais
Internet
Public relations
Public opinion
Public image
Social media
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: LOPES, Michele Araújo. Opinião pública nas mídias sociais: o embate entre Greenpeace e Nestlé. 2010. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4239
Data de publicação: 2010
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