Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/424
Tipo do documento: Article
Título: Evidenciação da demonstração do fluxo de caixa nas empresas industriais brasileiras
Autor: Zanolla, Ercílio
Abstract: Nos Estados Unidos, a demonstração do fluxo de caixa (DFC) é exigida desde 1987, por meio do pronunciamento Statement of Financial Accounting Standards (SFAS no 95) do Financial Accounting Standars Board (FASB), Comitê de Padrões de Contabilidade Financeira. A partir de então, vários países passaram a exigir a publicação da DFC. No Brasil a DFC não é exigida legalmente. No entanto, algumas empresas têm a prática de publicar o demonstrativo, pelo método indireto, como forma de melhorar a evidenciação e a transparência de suas operações aos usuários. O objetivo desse trabalho é comparar a classificação das entradas e saídas de caixa em atividades operacionais, de investimento e de financiamento estruturada na DFC e publicada pelas empresas industriais brasileiras no período de 1998 a 2001 com o conteúdo e formato de divulgação determinado pelo pronunciamento do SFAS n° 95. Com isso, pretende-se mensurar e avaliar a qualidade das informações geradas destacando e analisando as inconsistências encontradas. Também são analisadas inconsistências da DFC com a demonstração de resultado do exercício e com a demonstração das origens e aplicações de recursos.
Citação: ZANOLLA, Ercilio. Evidenciação da demonstração do fluxo de caixa nas empresas industriais brasileiras. In: CONGRESSO USP - CONTROLADORIA E CONTABILIDADE,6., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2006.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/424
Data de publicação: Jul-2006
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos publicados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evidenciação da demonstração do fluxo de caixa nas empresas industriais brasileiras..pdf59,94 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.