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Tipo do documento: Monografia
Título: A comuincação interna e seus reflexos no atendimento a clientes: um estudo de caso do porto seco centro oeste s/a
Autor: Branco, Rômulo Barreto Castelo
Primeiro orientador: Tuzzo, Simone Antoniaci
Primeiro membro da banca: Braga, Claudomilson
Tuzzo, Simone Antoniaci
Resumo: Apresenta-se nesta monografia uma revisão teórica sobre os conceitos básicos de comunicação organizacional, marketing de serviços, marketing de relacionamentos, qualidade no atendimento ao cliente e suas aplicabilidades no âmbito das empresas prestadoras de serviços. Este trabalho propõe entender os reflexos de uma comunicação interna eficiente na qualidade da prestação do serviço e na conseqüente fidelização de clientes. A fim de comprovar a aplicabilidade das teorias e conceitos apresentados, a monografia completa-se com um estudo de caso do Porto Seco Centro-Oeste S.A., realizado com base em pesquisas internas junto aos seus funcionários, assim como pesquisas externas, ligadas aos seus clientes.
Abstract: It is presented in this monograph a theoretical review of the basic concepts of organizational communication, services marketing, relationship marketing, customer service quality and its applicability in the context of service providers. The following monograph will propose the understanding of the consequences of an effective internal communication on quality in services provide and the result in customer loyalty. In order to prove the applicability of theories and concepts presented here, the monograph is completed with a case of Porto Seco Centro Oeste S/A, held through internal surveys among its employees as well as external surveys with their customers.
Palavras-chave: Comunicação organizacional
Comunicação interna
Marketing de serviços
Marketing de relacionamentos
Qualidade
Organizational communication
Internal communication
Services marketing
Relationship marketing
Quality
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: BRANCO, Rômulo Barreto Castelo. A comuincação interna e seus reflexos no atendimento a clientes: um estudo de caso do porto seco centro oeste s/a. 2010. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4242
Data de publicação: 2010
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