Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4246
Tipo do documento: Monografia
Título: A utilização do Marketing como ferramenta de promoção dos serviços prestados nas bibliotecas públicas de Goiânia : um estudo comparativo entre a visão dos bibliotecários e usuários
Autor: Rodrigues, Thaynan Vilas Boas
Primeiro orientador: Carvalho, Lívia Ferreira de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Lívia Ferreira de
Pereira, Patrícia Martins
Resumo: A pesquisa visa analisar a percepção dos profissionais bibliotecários das bibliotecas públicas do município de Goiânia e de seus usuários, referente à utilização do marketing para promoção de produtos e serviços oferecidos pela biblioteca. Inicialmente foi realizado o levantamento histórico das origens do marketing, com as perspectivas do marketing como representação social e promoção para instituições que não visam fins lucrativos. Para responder os objetivos da pesquisa foi aplicado um questionário, através dos obtidos verificou-se o nível de conhecimento dos profissionais sobre essa área, o grau de utilização e percepção dos bibliotecários pesquisados com relação à aplicação do marketing para bibliotecas, também como a imagem e a visão dos seus usuários referente à aplicação utilizada por esses profissionais. Por fim, foram apresentadas propostas e sugestões para a utilização correta das ferramentas de marketing no cotidiano desses profissionais.
Abstract: The research aims to analyze the perception of librarians from public libraries in the city of Goiânia and its users, regarding the use of marketing to promote products and services offered by the library. Initially the historical survey of the origins of marketing was done with the prospects of marketing as a social representation and promotion for institutions that do not seek profit. To answer the research objectives, a questionnaire was applied through the obtained was checked the level of knowledge of the professionals on this area, the degree of use and perception of librarians surveyed regarding the application of marketing to libraries, as well as the image and vision of its users on the application used by these professionals. Finally, were presented proposals and suggestions for the correct use of marketing tools in the daily life of these professionals .
Palavras-chave: Marketing para bibliotecas
Bibliotecários
Bibliotecas públicas
Promoção
Ferramentas de marketing
Usuários de Biblioteca
Marketing to libraries
Librarians
Public Libraries
Promotion
Marketing tools
Library users
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: RODRIGUES, Thaynan Vilas Boas. A utilização do Marketing como ferramenta de promoção dos serviços prestados nas bibliotecas públicas de Goiânia : um estudo comparativo entre a visão dos bibliotecários e usuários. 2013. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4246
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA - THAYNAN VILAS BOAS.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.