Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4248
Tipo do documento: Monografia
Título: Comportamento Informacional de estudantes do Colégio Estadual Jardim Alto Paraíso na era da Internet
Autor: Godoy, Godoy, Weverton Genske de
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga de
Garbelini, Maria de Fátima
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar, a partir do contexto da Internet, o Comportamento Informacional de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Alto Paraíso, localizado no setor Jardim Alto Paraíso na cidade de Aparecida de Goiânia – GO. Visando alcançar esse objetivo, caracterizou os estudantes pesquisados, identificou as fontes de informações utilizadas, verificou como buscam e usam informações oriundas da Internet e identificou barreiras no processo de busca e uso da informação. A amostra escolhida para representar o universo foi 22%, o que totaliza 61 estudantes de nível médio. A pesquisa possui abordagem quantitativa e devido à especificidade dos objetivos fez-se necessário a utilização de questionário semiestruturado. Os dados coletados e organizados corroboram que a Internet constitui-se na principal fonte de informação utilizada pelos estudantes pesquisados, superando até mesmo o livro impresso. Verificou-se também a predominância do Google como mecanismo de busca na Internet. Os dados evidenciaram que o uso da biblioteca escolar (denominada de sala de leitura) é bastante reduzido. A pesquisa revelou também que a principal barreira enfrentada pelos estudantes durante a busca e o uso de informações é a financeira. Fundamentado no modelo teórico de Wilson e Walsh (1996) os dados confirmam a presença das seguintes variáveis intervenientes: variável - ambiental; variável - características das fontes de informação e a variável - interpessoal. Concluímos esta pesquisa sugerindo a necessidade de se planejar e programar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem estratégias de desenvolvimento de competências informacionais, visando com isto, gerar maior eficiência na busca de informação e maior qualidade no uso de informação por parte dos estudantes pesquisados. Consideramos que por meio do de um programa de competência informacional no ambiente escolar os estudantes pesquisados possam desenvolver processo de aprendizado mais eficaz no ambiente escolar e em outros ambientes ao longo de suas vidas.
Abstract: The present study objective to identify, from the context of the Internet, the Informational Behavior of high school students of the State College High Jardim Alto Paraíso, located at sector Jardim Alto Paraíso in the city of Aparecida de Goiânia - GO. In order to achieve this goal, featured students surveyed identified the sources of information used, as verified seek and use information from the Internet and identified barriers in the search and use of information process. The sample chosen to represent the universe was 22%, totaling 61 students. The research has a quantitative approach and the specific nature of the objectives using semistructured questionnaire was necessary. The collected and organized data confirm that the Internet constitutes the main source of information used by students surveyed, surpassing even the printed book. There was also the dominance of Google as the search engine on the Internet. The data showed that the use of the school library (called the reading room) is greatly reduced. The survey also revealed that the main barrier faced by students during the search and use of information is financial. Based on the theoretical model of Wilson and Walsh (1996) data confirm the presence of the following intervening variables: variable - Environmental; variable - characteristics of information sources and variable - interpersonal. We conclude this research suggests the need to plan and schedule within the teaching-learning strategies for developing information literacy, thus trying process, generate greater efficiency in information search and highest quality in the use of information by the students surveyed. We believe that through a program of information literacy in the school surveyed students can develop more effective learning at school and in other environments throughout their life process.
Palavras-chave: Comportamento informacional
Contexto escolar
Ensino médio
Internet
Information behavior
school context
High School
Informational Behavior
internet
Informational Behavior
Information behavior and Internet use
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: Godoy, Weverton Genske de. Comportamento Informacional de estudantes do Colégio Estadual Jardim Alto Paraíso na era da Internet. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4248
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG- BIBLIOTECONOMIA -WEVERTON GENSKE DE GODOY.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.