Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/425
Tipo do documento: Article
Título: Fluxos de recursos operacionais: estudo comparativo entre métodos, aplicado em amostra de empresas industriais brasileiras
Autor: Zanolla, Ercílio
Lima, Alvaro Vieira
Abstract: A capacidade informativa das demonstrações financeiras tem sido tema de discussões acadêmicas e profissionais, principalmente nos últimos anos, devido à internacionalização da economia e às inúmeras operações de reorganização societária, com fusões, incorporações e cisões. Nesse contexto econômico instável e incerto, faz-se necessário adotar procedimentos que levem investidores e usuários da contabilidade a tomarem decisões adequadas para garantir o sucesso e a continuidade dos negócios. Assim, questões sobre medidas de avaliação do desempenho econômico e financeiro ganharam destaque e importância no ambiente empresarial, tanto nacional quanto internacional. Este trabalho tem o objetivo de comparar e analisar medidas de liquidez, solvência e flexibilidade financeira obtidas através de diversos instrumentos que mensuram os fluxos de recursos das atividades operacionais. A pesquisa baseia-se em empresas industriais brasileiras que, no período de 1998 a 2001, por força das normas contábeis aplicadas às empresas emissoras de ADR’s, publicaram, simultaneamente, a demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e a Demonstração do Fluxo de Caixa.
Citação: ZANOLLA, Ercilio; LIMA, Álvaro Vieira. Fluxos de recursos operacionais: estudo comparativo entre métodos, aplicado em amostra de empresas industriais brasileiras. In: CONGRESSO USP - CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 5., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2005.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/425
Data de publicação: Jul-2005
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos publicados em eventos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.