Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4253
Tipo do documento: Monografia
Título: Satisfação no trabalho em contexto de padronização: o caso de uma unidade de uma rede de restaurante fast food em Goiânia
Autor: Sousa, Haryel Correia
Primeiro orientador: Alves, Thiago
Primeiro membro da banca: Freitag, Maria Salete
Alves, Thiago
Barroca, Sérgio
Resumo: A padronização é advinda da evolução do pensamento organizacional, baseada na Burocracia, que atribuiu previsibilidade aos processos, e no pensamento Taylorista pautado nos estudos de tempos e movimentos, que buscava encontrar a melhor forma de desenvolvimento das atividades,de maneira que garantisse ganhos em eficiência. O ápice da padronização pode ser verificado no contexto dos restaurantes fast food, objeto de estudo dessa pesquisa. O objetivo geral deste trabalho foi identificar os níveis de satisfação dos trabalhadores de um fast food de Goiânia. Com abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionários que mediam a satisfação no trabalho em cinco dimensões e por meio de entrevista semiestruturada. Para alcance do objetivo geral citado acima, foi necessário a escolha de 4 objetivos específicos, são eles: caracterização do trabalho na unidade, em que foi identificado, contexto de plena padronização de tarefas com ocorrência de multifuncionalidade, pois os trabalhadores não têm postos de trabalho definitivos, todos os dia estão em uma função diferente; outro objetivo específico foi a identificação de formas de padronização, observadas na padronização do processo produtivo, do atendimento aos clientes, na limpeza do local da unidade; o terceiro objetivo específico buscou identificar o perfil dos trabalhadores pesquisados, e foi observado que a maioria, praticamente 70%, têm idade igual ou menor a 21 anos, é do sexo masculino, negro ou pardo, e têm ensino médio completo ou incompleto; o quarto objetivo específico, procurou identificar os níveis de satisfação e insatisfação dos trabalhadores, e foi observado que os mesmos encontram-se, em dois níveis de satisfação, o dos não satisfeitos (insatisfeitos e indiferentes) e o dos satisfeitos, sendo esses níveis de satisfação quase equivalentes.
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Padronização de tarefas
Gestão de pessoas
Comportamento organizacional
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (RG)
Nome do curso: Administração (RG)
Citação: SOUSA, Haryel Correia. Satisfação no trabalho em contexto de padronização: o caso de uma unidade de uma rede de restaurante fast food em Goiânia. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4253
Data de publicação: 19-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Haryel Correia Sousa.pdf603,29 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons