Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4255
Tipo do documento: Monografia
Título: Fatores preditores dos ganhos com salário e com marketing: um estudo inferencial com atletas de nove modalidades esportivas
Título(s) alternativo(s): Predictors of earning with salary and marketing: an inferential study with athletes from nine sports
Autor: Coelho, Glaucia Silvana
Primeiro orientador: Almeida, Marcos Inácio Severo de
Primeiro membro da banca: Almeida, Marcos Inácio Severo de
Coelho, Ricardo Limongi França
Cruvinel, Ilton
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar fatores que pudessem explicar as receitas com salário e com marketing pelos esportistas, verificando qual o impacto de variáveis como gênero, idade, quantidade de prêmios recebidos e a modalidade de esporte praticada, sobre essas receitas. A revisão teórica abordou os assuntos: esporte, patrocínio e marketing esportivo. Foi aplicada uma pesquisa exploratória, devido o tema ser pouco explorado nacionalmente, e uma pesquisa explicativa, com delineamento quasi experimental, por meio de um estudo econométrico. A amostra é composta pelos 30 esportistas que mais auferiram renda de junho de 2012 a junho de 2013, conforme ranking publicado pela revista Forbes em 2013. Os resultados encontrados indicam, de forma geral, que as variáveis utilizadas na pesquisa influenciam de forma diferente em cada receita. A idade influencia positivamente nas receitas com marketing e negativamente nas receitas com salário. O gênero demonstrou ser significativo apenas na análise descritiva. A quantidade de prêmios retornou resultado relevante apenas nas receitas com marketing. Quanto a modalidade de esporte praticada, determinadas modalidades remuneram mais os esportistas que outras, como com salário as modalidades beisebol e futebol americano, com marketing basquete e críquete.
Palavras-chave: Esporte
Marketing esportivo
Patrocínio
Estudo econométrico
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (RG)
Nome do curso: Administração (RG)
Citação: COELHO, Glaucia Silvana. Fatores preditores dos ganhos com salário e com marketing: um estudo inferencial com atletas de nove modalidades esportivas. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4255
Data de publicação: 12-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Glaucia Silvana Coelho.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons