Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4256
Tipo do documento: Monografia
Título: Responsabilidade social em organizações não governamentais de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Social responsibility in non governammental organizations. Application of indicators ethos of social responsibility
Autor: Rocha, Lara Barreto da
Primeiro orientador: Najberg, Estela
Primeiro membro da banca: Najberg, Estela
Alves, Thiago
Ferreira, Vicente Rocha Soares
Resumo: Ações de Responsabilidade Social (RS) cada vez mais fazem parte do cotidiano estratégico dos negócios e fazem parte dos processos organizacionais das diversas organizações inclusive das Organizações Não Governamentais (ONGs). A identificação das ações praticadas na rotina e na gestão das ONGs contribuirá no entendimento da administração voltada para a RS e instigará gestores para adoção de novas práticas que envolvem este campo.O presente estudo, exploratório, descritivo, bibliográfico e de campo, objetivou verificar se ONGs de Goiânia desenvolvem ações de Responsabilidade Social. Foram entrevistadas 16 ONGs, tendo como referencial os Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social para Micro e Pequenas Empresas, adaptado para o contexto das Organizações Não Governamentais. As ONGs entrevistadas possuem diversificados campos de atuação: 69% das ONGs foram criadas entre as décadas de 80 e 90, período de desenvolvimento dessas organizações no Brasil e em 75% o número de funcionários são contratados, contrariando a ideia de esse se trata de um setor de voluntários e estão localizadas em vários setores da cidade desde o centro até a periferia. Com base nos indicadores, foram pesquisados os temas:Valores, Transparênciae Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Usuários; Comunidade; Governo e Sociedade. Como resultados, verificou-se que as ONGs exercem atividades socialmente responsáveis, haja vista que 81% das ações executadas pelas mesmas, são preconizadas como sendo de RS. O ranking de classificação das ONGs de acordo com a atuação socialmente responsável, apresentou variação entre 57% de respostas positivas à 93% de respostas positivas. Na avaliação relativa aos temas, sobressaiu-se o tema Fornecedores, como o de menor envolvimento na avaliação de práticas socialmente responsáveis, com apenas 19% das ONGs avaliando seus fornecedores quanto à práticas de RS, e, o tema Comunidade, destacou-se com 100% das respostas positivas, pelo fato das organizações trabalharem com a comunidade e de suas ações envolverem o seu crescimento, destacando a importância da atuação das ONGs para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social.
Palavras-chave: Terceiro setor
Responsabilidade social
Indicadores Ethos
ONGs
Third sector
Social responsability
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (RG)
Nome do curso: Administração (RG)
Citação: ROCHA, Lara Barreto da. Responsabilidade social em organizações não governamentais de Goiânia. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4256
Data de publicação: 7-Jul-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Lara Barreto Rocha.pdf996,53 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons