Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4261
Tipo do documento: Monografia
Título: Em busca da melhor imagem: o impacto do tipo de post no engajamento e envolvimento do consumidor em comunidade virtuais de marca
Autor: Camargo Filho, Altair
Primeiro orientador: Limongi, Ricardo
Primeiro membro da banca: Limongi, Ricardo
Severo, Marcos
Cruvinel, Ilton
Resumo: O engajamento é um estado relativo a indivíduos que dedicam energia e esforços para manter um forte vínculo com um objeto (ex.: marcas, produtos). Seu antecedente cognitivo é o envolvimento, componente que se posiciona entre a satisfação e comprometimento dos consumidores. No ambiente online, engajamento está relacionado com o comprometimento afetivo e cognitivo que proporciona um relacionamento ativo com a marca em questão utilizando comunidades virtuais de marca, por exemplo. Por meio de uma abordagem qualitativa e outra quantitativa, este trabalho tem o objetivo de avaliar o impacto do tipo de post com imagens no engajamento do consumidor em comunidades virtuais. É proposta uma classificação de postagens: imagem somente com o produto, e com o consumidor interagindo com o produto. Em seguida, foi feito um experimento para medir o nível de envolvimento e de engajamento do consumidor em relação a cada categoria de post. Por meio da MANOVA com medidas repetidas, se observou que há diferença no envolvimento e no engajamento de usuários que são expostos a diferentes tipos de posts.
Palavras-chave: Engajamento online
Comunidades virtuais
Categorização de posts
Experimento
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (RG)
Nome do curso: Administração (RG)
Citação: CAMARGO FILHO, Altair. Em busca da melhor imagem: o impacto do tipo de post no engajamento e envolvimento do consumidor em comunidade virtuais de marca. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4261
Data de publicação: 12-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Altair Camargo Filho.pdf10,45 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons