Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4266
Tipo do documento: Monografia
Título: Diagnóstico estratégico voltado à microempresas: estudo de caso em empresa do ramo alimentício
Título(s) alternativo(s): Strategic diagnostics for microenterprise: case study in the food industry company
Autor: Santana, Rodrigo Siqueira
Primeiro orientador: Souza, Eliane Moreira de
Primeiro membro da banca: Souza, Eliane Moreira de
Cruz, Alethéia Ferreira
Pimenta, Daiana Paula
Resumo: Esta pesquisa objetivou a elaboração de um diagnóstico estratégico de uma microempresa do setor alimentício, especificamente de uma pizzaria. Para tal objetivo foram utilizadas ferramentas de análise estratégica para avaliação do ambiente externo e interno da organização, tais como: Gráfico Radar, Matriz BCG, Análise SWOT e Cinco Forças de Porter. O resultado da pesquisa concluiu que as ferramentas administrativas podem ser aplicadas independentemente do tamanho da organização, sendo observado ainda que algumas técnicas são empregadas parcialmente mesmo por gestores sem conhecimento formal de Administração Estratégica. Com relação aos objetivos específicos, foi prospectado cenário com base nas informações obtidas no mercado financeiro, através do Banco Central do Brasil, além de construção de uma matriz SWOT com as forças e fraquezas apontadas e as ameaças e oportunidades identificadas. O trabalho organiza-se em cinco capítulos: introdução, com a apresentação do tema do trabalho; referencial teórico, com a conceituação de planejamento estratégico e suas ferramentas, dentre outros; metodologia, com descrição da metodologia de levantamento e tratamento dos dados; levantamento e análise de dados, com tabulação das informações levantadas e proposição de melhorias à organização e, por fim, as considerações finais acerca da pesquisa.
Palavras-chave: Gestão estratégica
Ferramentas organizacionais
Microempresas
Setor alimentício
Strategic management
Food sector
Organizational tools
Microenterprises
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (RG)
Nome do curso: Administração (RG)
Citação: SANTANA, Rodrigo Siqueira. Diagnóstico estratégico voltado a microempresa: estudo de caso em empresa do ramo alimentício. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4266
Data de publicação: 19-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Rodrigo Siqueira Santana.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons