Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4269
Tipo do documento: Monografia
Título: Satisfação e rotatividade de pessoal em uma rede de supermercados de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Satisfaction and turnover in a supermarket chain Goiânia
Autor: Brignol, Larissa Rodrigues
Primeiro membro da banca: Barroca, Sérgio Henrique
Freitag, Maria Salete Batista
Alves, Thiago
Resumo: O presente estudo foi realizado em três unidades de uma rede de supermercados, localizada na cidade de Goiânia, no ano de 2013, a fim de verificar as possíveis relações existentes entre as dimensões organizacionais associadas à satisfação ou insatisfação dos trabalhadores e a rotatividade de pessoal existente na empresa. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, com emprego da estratégia de estudo de caso e abordagem quantitativa de dados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário da Escala de Satisfação com o Trabalho (EST) de Siqueira (1985). Ao mesmo tempo, também foram utilizados dados reunidos pela gerência da organização, para caracterização da rotatividade de pessoal na empresa, e realizadas perguntas não estruturadas, via contato telefônico, aos ex-funcionários da organização para levantamento das causas associadas aos seus desligamentos. A análise dos dados quantitativos baseou-se em técnicas de estatística descritiva. Os dados coletados permitiram concluir que as dimensões com as quais os trabalhadores estão insatisfeitos são salário e promoções, sendo o relacionamento com a chefia a dimensão melhor pontuada em termos de satisfação. Concluiu-se, também, que os motivos apresentados pelos ex-funcionários para justificar sua iniciativa em deixar a organização estão associados aos aspectos organizacionais que apresentam níveis indicadores de insatisfação. Os resultados obtidos alinham-se às conclusões geradas por pesquisas anteriores, de mesma natureza, e voltadas a esta mesma categoria de trabalhadores. Por fim, registra-se como sugestão para estudos futuros a inclusão de outras variáveis que possam impactar a satisfação dos trabalhadores entre as dimensões pesquisadas.
Palavras-chave: Supermercados
Rotatividade
Satisfação no trabalho
Satisfaction
Turnover
Supermarkets
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (RG)
Nome do curso: Administração (RG)
Citação: BRIGNOL, Larissa Rodrigues. Satisfação e rotatividade de pessoal em uma rede de supermercados de Goiânia. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4269
Data de publicação: 19-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Larissa Rodrigues Brignol.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons