Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4271
Tipo do documento: Monografia
Título: Consumo consciente: análise do consumidor na cidade de Goiânia a partir dos estudos das escalas de Straughan e Roberts (1999) e Chan (2001)
Autor: Machado, Paula Gabrielle Álvares
Primeiro membro da banca: Limongi, Ricardo
Severo, Marcos
Cruvinel, Ilton
Resumo: A ideia de sustentabilidade ganhou força a partir da década de 1990 e resultou em processos produtivos mais eficientes e ações voltadas para preservação ambiental. O consumidor nesse cenário assumiu uma postura mais responsável e informada sobre os produtos que consome e os efeitos desse consumo para o meio ambiente, passando a adotar um novo comportamento de consumo ecologicamente consciente. Esta pesquisa tem caráter quantitativo e exploratório e tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor ecologicamente consciente na cidade de Goiânia, e verificar a relevância de características psicográficas e sócio-demográficas para esse comportamento, além de verificar sua relação com a intenção de compra por produtos verdes. Para tanto serão utilizadas as escalas ECCB e GPI desenvolvidas nos estudos de Straughan e Roberts (1999) e Chan (2001) respectivamente. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que as variáveis psicográficas eficácia percebida e liberalismo são mais relevantes para o comportamento ecologicamente consciente do que características sócio-demográficas ( idade, sexo, renda e grau de escolaridade) e que o comportamento ecologicamente consciente está altamente relacionado com a intenção de compra por produtos verdes.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Escala ECCB
Comportamento ecologicamente consciente
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (RG)
Nome do curso: Administração (RG)
Citação: MACHADO, Paula Gabrielle Álvares. Consumo consciente: análise do consumidor na cidade de Goiânia a partir dos estudos das escalas de Straughan e Roberts (1999) e Chan (2001). 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4271
Data de publicação: 12-Dez-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Administração - Paula Gabrielle Álvares Machado.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons