Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4275
Tipo do documento: Monografia
Título: O processo de inteligência competitiva na organização Grupo Jaime Câmara: uma análise pontual
Autor: Ribeiro, Geisa Müller de Campos
Primeiro orientador: Rezende, Laura Vilela Rodrigues
Primeiro membro da banca: Rezende, Laura Vilela Rodrigues
Cruz-Riascos, Sônia
Resumo: Os principais setores econômicos estão inseridos em uma dinâmica competitiva que mostra a grande importância do departamento de Inteligência Competitiva (IC) nas organizações. Mais do que a existência do setor, as atividades de IC precisam ser efetivas e eficazes. Desta forma, a informação vista como oportunidade estratégica para a tomada de decisão e o planejamento estratégico, são aspectos que contribuem para o crescimento organizacional e diferencial no mercado. Diante desses fatores, a presente pesquisa objetivou analisar o processo de Inteligência na Organização Grupo Jaime Câmara identificando possíveis inconsistências e propondo melhorias. Para concretizar este propósito, foi realizado um estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. No processo de coleta de dados foram aplicadas entrevistas com perguntas semi-estruturadas, realizadas junto aos coordenadores dos setores comercial de jornal impresso, comercial de TV e departamento de Inteligência de Mercado (IM). A partir da literatura, para análise do processo de IC no departamento de IM, a pesquisa teve embasamento em um modelo que apresenta a construção de um sistema de IC. O resultado do trabalho indica a grande importância das atividades de inteligência competitiva realizadas pelo departamento de IM do Grupo Jaime Câmara, embora tenham sido identificadas algumas deficiências quanto a sua prática. Em síntese, foram propostas melhorias em relação à gestão informacional, e a sugestão de uma abordagem de atuação empresarial baseada no conceito do Design Thinking que permeia novos caminhos para inovação.
Abstract: The main economic sectors are set in a competitive dynamic that shows the great importance of the department of Competitive Intelligence (CI) in organizations. More than the existence of the sector, the activities of CI need to be effective and efficient. Thus, the information managed as a strategic opportunity for decision making and strategic planning are aspects that contribute to organizational growth and market advantage. Given these factors, the present study aimed to analyze the process of the Organization Intelligence in the Jaime Câmara Group, identifying possible gaps and proposing improvements. To achieve this purpose, we conducted a descriptive case study with a qualitative approach. For the process of data collection, interviews with semi-structured questions, conducted with the coordinators of the commercial sectors of the printed newspaper, TV commercial and Department of Market Intelligence (MI) were applied. From the literature, to analyze the CI process in the MI department, the research was based in a model that shows the construction of an intelligence system. The result of the study indicates the importance of competitive intelligence conducted by the department of MI although some deficiencies in its practice have been identified. In summary, improvements were suggested in relation to informational management, and the suggestion of an acting corporate approach based on the concept of Design Thinking that permeates new paths to innovation.
Palavras-chave: Inteligência competitiva
Inteligência de mercado
Gestão do conhecimento
Informação estratégica
Competitive intelligence
Market intelligence
Knowledge management
Strategic information
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: RIBEIRO, Geisa Müller de Campos. O processo de inteligência competitiva na organização Grupo Jaime Câmara: uma análise pontual. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4275
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA- GEISA MÜLLER DE CAMPOS RIBEIRO.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.