Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4276
Tipo do documento: Monografia
Título: Vandalismo em acervos de bibliotecas escolares
Autor: Ferreira Neta, Izaura
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga de
Fialho, Janaína Ferreira
Resumo: Este trabalho analisou as causas do vandalismo em Bibliotecas Escolares de Instituições de Ensino Públicas e Particulares da cidade de Goiânia. Localizando os possíveis vândalos, caracterizando este tipo de usuário, analisando a relação entre vândalos e bibliotecas escolares, e verificando as causas do vandalismo diante da inquirição do usuário, com o propósito de levar ao foco principal do estudo que são as motivações dos possíveis vândalos. O estudo de campo se realizou em quatro bibliotecas escolares, sendo duas de ensino particular e duas de ensino público. Procurou-se identificar, através de questionários com estudantes, os que conheciam indivíduos que infringiam normas de uso de acervos em bibliotecas escolares. Obteve-se a colaboração de alguns estudantes que entrevistaram em detalhes, seus conhecidos violadores sem identificá-los. Os dados fornecidos propiciaram o entendimento dos atos praticados pelos agentes de vandalismo. A falta de interação entre a biblioteca escolar e estudantes, e a motivação individual dos possíveis vândalos foram os aspectos mais mencionados. A interpretação dada a esses temas referiu-se a real função da biblioteca escolar e sua interação com os estudantes, as motivações para os atos de vandalismo, e as recomendações para evitar este tipo de ato de transgressão nas bibliotecas escolares.
Abstract: This proceedings analysed all causes of vandalism in school libraries which have in private or public institutions in Goiania, identifying the "possible" vandal and describing this kind of users, analysing the relation between vandal people and school libraries; checking causes of vandalism when the users adquire a material from the library with the most important focus, to bring students motivation from the vandals. I looked for a collaboration of some students who enterwed in details people they knew were vandals withouth indentificate them. The basic facts which were provided promoved the comprehension of the acts from vandals which were prococated for the vandalism agents. The less interation between school library and students and the individual motivations for the possible "vandals" were the aspects mentioned in this work. The interpretation offered and these topics, refered a real action of the school library and the interation with students, the vandalism motivations, acts and the recommendation to avoid this kind of transgression act in the school libraries.
Palavras-chave: Vandalismo
Biblioteca escolar
Vandalism
School libraries
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: FERREIRA NETA, Izaura. Vandalismo em acervos de bibliotecas escolares. 2010. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4276
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-BIBLIOTECONOMIA-IZAURA NETA.pdf635,16 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.