Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4305
Tipo do documento: Monografia
Título: Religião x denúncia: como a Igreja Universal do Reino de Deus ataca a imprensa na defesa de seus interesses
Autor: Souza, Marla Rodrigues de
Primeiro orientador: Temer, Ana Carolina
Resumo: A liberdade de imprensa é um bem conquistado pela sociedade e que está em constante ameaça pelos interesses dos grandes detentores do poder. Este trabalho propõe uma visão sobre a relação entre a mídia e a Igreja Universal do Reino de Deus, principalmente naquilo que diz respeito às denúncias sobre suas atividades religiosas e comerciais e de suas ligações com a Rede Record. Por ser um estudo específico, a pesquisa limita-se aos conflitos gerados por reportagem da Folha de São Paulo publicada em 15 de dezembro de 2007, que culminou em diversos processos judiciais de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, até meados de março de 2008, quando foram divulgadas as últimas matérias de impacto sobre o assunto. Estudar o efeito de intimidação que o Poder Judiciário exerce sobre a imprensa é importante para compreender como os jornalistas podem se defender de práticas abusivas quando ameaçados no seu direito de informar, na sua função de mediador social e não de quarto poder. Trata-se aqui de discutir o papel das mídias, o direito à informação e a liberdade de imprensa, no seu direito à denúncia. A manipulação exercida pela mídia parece ser um conceito deixado para trás nas definições mais recentes sobre a forma como a imprensa impõe suas idéias e expõe suas opiniões. Credibilidade é a palavra-chave para a construção de um público cada vez mais exigente.
Palavras-chave: Liberdade de imprensa
Religião
Igreja universal
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: SOUZA, Marla Rodrigues de. Religião x Denúncia: como a Igreja Universal do Reino de Deus ataca a imprensa na defesa de seus interesses. 2008. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4305
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Marla Rodrigues de Souza.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal358,18 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.