Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4308
Tipo do documento: Monografia
Título: Marketing pessoal para bibliotecários: uma análise com bibliotecários atuantes em diferentes áreas na cidade de Goiânia-Goiás
Autor: Farias, Thays Cristina Pereira de Oliveira
Primeiro orientador: Carvalho, Lívia Ferreira de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Lívia Ferreira de
Cruz-Riascos, Sônia
Resumo: O presente trabalho visa analisar a percepção e utilização do marketing pessoal por bibliotecários goianienses. Descreve a necessidade desses profissionais buscarem atualizações e, principalmente, de utilizarem o Marketing Pessoal, ao seu favor. É realizado um breve levantamento histórico das origens do marketing, além de dispor informações acerca da relação do marketing com a ciência da informação e áreas afins, atendo-se ao profissional bibliotecário como objeto de estudo. Foram realizados levantamentos da historicidade do curso de biblioteconomia no Brasil e também informações sobre a representação social do profissional bibliotecário, além do levantamento de suas aptidões e habilidades, que podem ser oferecidas ao mercado de trabalho como diferencial profissional. Executou-se uma pesquisa com bibliotecários atuantes em diferentes áreas na cidade de Goiânia- Goiás e, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos detectou-se o nível de usabilidade, percepção e domínio de assunto pelos bibliotecários pesquisados com relação ao marketing pessoal.
Abstract: This study aims to analyze the perception and use of personal marketing for librarians. Describes the need for these professionals seek updates and especially the use of Personal Marketing, in your favor. It held a brief historical survey of the origins of marketing, as well as provide information on the relationship with marketing information science and related areas, in keeping with the professional librarian as an object of study. Surveys were carried out of the historicity of course librarianship in Brazil and also about the social representation of the librarian, and a survey of their skills and abilities, that can be offered to the labor market as a differential professional. We ran a survey of librarians working in different areas in the city of Goiânia, Goiás, and from the data collected and the results detected the level of usability, perception and mastery of subject librarians by the respondents with regard to the marketing staff.
Palavras-chave: Marketing pessoal
Bibliotecários
Mercado de trabalho
Representação social
Personal marketing
Librarians
Labor market
Social representation
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: FARIAS, Thays Cristina Pereira de Oliveira. Marketing pessoal para bibliotecários: uma análise com bibliotecários atuantes em diferentes áreas na cidade de Goiânia-Goiás. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4308
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-BIBLIOTECONOMIA-THAYS FARIAS.pdf762,75 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.