Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4314
Tipo do documento: Monografia
Título: A comunicação interna como ferramenta estratégica de relações públicas
Autor: Santos, Josiane Aparecida Leal
Primeiro orientador: Casaroli, Lutiana
Primeiro membro da banca: Casaroli, Lutiana
Resumo: O tema deste trabalho é a comunicação interna como ferramenta estratégica de Relações Públicas. O objetivo geral é identificar os elementos da comunicação interna da Votorantim Cimentos apresentados no site www.vcimentos.com.br. Os objetivos específicos são analisar se os valores declarados pela empresa como sendo parte de sua identidade condizem com as ações presentes no site, ressaltar a importância da comunicação interna para as organizações privada, demonstrar os benefícios desta comunicação como ferramenta estratégica apontando o Relações Públicas como o gerenciador deste processo e fazer um comparativo das ações da empresa e as atividades de Relações Públicas. Para a construção metodológica deste trabalho foram realizadas revisão bibliográfica e pesquisa documental que foram analisadas e investigadas conforme o tema proposto. Os principais conceitos utilizados foram comunicação organizacional, público e comunicação interna. Os principais autores que contribuíram para o desenvolvimento teórico foram Bueno (2003), Kusch (2003) e Curvello (2012). Perante esse ambiente comunicacional conclui-se que a empresa Votorantim Cimentos utiliza de elementos da comunicação interna, como ferramentas e veículos para o relacionamento com seu público de interesse.
Abstract: The theme of this work is internal communication as a strategic tool of Public Relations. The overall objective is to identify the elements of the internal communication of Votorantim Cimentos www.vcimentos.com.br displayed on the site. The specific objectives are to analyze the values reported by the company as part of his identity meets the shares present at the site, noting the importance of internal communication for private organizations to demonstrate the benefits of this communication as a strategic tool pointing the Public Relations as this process manager and make a comparison of company stock and activities of Public Relations. For the methodological construction of this work literature review and documentary research were analyzed and investigated as the theme were performed. The main concepts used were organizational communication, public and internal communication. The authors who contributed to the theoretical development were Bueno (2003), Kusch (2003) and Curvello (2012). Against this communicational environment it is concluded that the company Votorantim Cimentos uses elements of internal communications, such as tools and vehicles for the relationship with its stakeholders.
Palavras-chave: Relações públicas
Comunicação
Comunicação interna
Identidade
Imagem
Público
Public relations
Communication
Internal communication
Identity
Picture
Public
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: SANTOS, Josiane Aparecida Leal. A comunicação interna como ferramenta estratégica de relações públicas. 2013. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4314
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-Relações Públicas-Josiane Aparecida Leal Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo principal.1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons