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Tipo do documento: Monografia
Título: Marketing verde e relações públicas: a construção da imagem organizacional
Autor: Pereira, Luana Cândida
Primeiro orientador: Braga, Claudomilson Fernandes
Primeiro membro da banca: Pereira, Luciano Alves
Braga, Claudomilson Fernandes
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar como o marketing verde influencia na construção de uma imagem positiva das organizações, de modo que essas organizações entendam que o trabalho de uma boa comunicação e de um planejamento neste contexto é essencial. Com as tendências a um consumo consciente, voltados ás preocupações com o meio ambiente, as organizações tem que se readequarem de acordo com as exigências dos consumidores. O marketing verde quando aplicado e somado a sustentabilidade podem aumentar os lucros da empresa. A não responsabilidade com um ambiente mais verde pode fazer com que, não só as empresas saiam atrás das concorrentes, como também adquiram valores negativos a sua imagem. A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa bibliográfica, e uma pesquisa com instrumentos mistos (quantitativa e qualitativa) na empresa Alecram Viagens. A pesquisa bibliográfica oferece meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente. Permite também que um tema seja analisado sob um novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões. Além disso, permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla, principalmente quando o problema da pesquisa requer a coleta de dados muito dispersos no espaço. A pesquisa mista teve como objetivo de explorar qual a importância os clientes veem que a organização utilize-se de um marketing verde para a construção de uma imagem positiva da mesma, de que maneira esse posicionamento afetam as escolhas dele. A escolha desta metodologia, para o caso específico da Alecram Viagens, deve-se ao fato de que a empresa ainda está no seu início, considerada uma organização de pequeno porte. Com o resultado da pesquisa e uma análise de dados aprofundada foi possível ver que os clientes/consumidores possui uma tendência de estarem cada vez mais preocupados com as questões ambientais e cientes da importância das empresas adotarem medidas sustentáveis. E são esses consumidores que na hora de escolher entre duas empresas concorrentes optam por aquela que, agregada à qualidade de seus serviços e produtos, aderem políticas de sustentabilidade e mostram-se preocupadas com o meio ambiente.
Abstract: Keywords: This paper aims to analyze how green marketing influences the construction of a positive image on organization, thus, these organizations understand the efforts of a good communication and planning shall be essential. Along with the tendencies of a conscious consumption, towards the worries on the environment, organizations must set according to the customers. Green Marketing, when applied and added with the sustainability may increase profit. The lack of responsibility with a green environment may cause downtime when compared to other organization profiles, and also, add negative value to their image. The methodology chosen on this study was bibliographic research, and a mixed research (both quantitative and qualitative) at Alecram Viagens. The research can offer ways to help define and resolve already-known issues, as well as explore new fields whereas the latter haven’t happened sufficiently. It allows that theme is analyzed over different perspectives coming up new conclusions. Pursuing this further, it allows high-standard coverage on phenomena wider, mainly when the issue requires dispersed data. The mixed research objected on exploring the importance of the consumer’s perspectives towards organizations that uses green marketing to build a positive image of itself, how this behavior affects their choices. When related to the Alecram Viagens, this methodology was chosen due to the fact that the company has recently started, considered small so far. This way, we can see easily the positive growth of its image through the use of the green marketing that was established. Along with the results and an deep-analyzing method it was possible to understand that clients/customers are even more knowledgeable towards the importance to choose companies that has sustainability models on them. In addition those are the customers that on time to choose between companies will prefer those that the quality on the service and products, adopted a sustainability policy and demonstrate concerned about the environment causes.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Relações públicas
Imagem
Marketing verde
Sustainability
Green marketing
Public relations
Image
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: PEREIRA, Luana Cândida. Marketing verde e relações públicas: a construção da imagem organizacional. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4315
Data de publicação: 2013
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