Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4318
Tipo do documento: Monografia
Título: A construção da identidade nacional em cronicamente inviável
Autor: Silva, Natália Ribeiro da
Primeiro orientador: Nogueira, Lisandro
Primeiro membro da banca: Nogueira, Lisandro
Chistino, Daniel
Resumo: É complexo traçar uma concepção de identidade nacional de um país que se orgulha por ter infinita diversidade cultural. São tantos os rumos que podem ser tomados, que tentar defini-la pautando-se em apenas um viés tornouse comum, por ser mais fácil, o que desencadeia em conceitos frágeis e superficiais, que não conseguem trazer à tona a essência de seu povo, mas apenas seus estereótipos. Voltando o olhar de forma simples para a história do cinema nacional, objeto de estudo deste trabalho, é possível delinear uma identidade brasileira, percebendo como ele a construiu, qual é sua concepção de brasilidade e quais conseqüências esses ideais trouxeram para a formação de uma identidade própria. Ele trabalhou com esses conceitos de inúmeras formas; por meio de caricaturas, onde expressões culturais típicas, como, futebol e carnaval eram motivo de orgulho e todos aqueles que faziam parte desse meio eram malandros, despojados e irreverentes. Tudo isso seria então a representação de uma cultura popular, que portanto, deveria ser exaltada, tendo como fim sua manutenção. Por outro lado, tudo isso também fora visto como agentes de uma alienação nacional, e deveria, portanto, serem analisados de forma profunda. A identidade era formada verdadeiramente; então a população e sua miserabilidade, que acordada, deveria lutar para solidificar suas esperanças, mudando o quadro de injustiça social que dominava o Brasil. Este trabalho toma por base referências teóricas que determinam conceitos de identidade e cultura brasileira, bem como a história do cinema nacional, para determinar como a produção cinematográfica, especificamente Cronicamente Inviável, de Sérgio Bianchi, expõe esse tão buscado caráter nacional e qual é sua concepção de identidade brasileira. O filme sugere de forma agressiva o que é o brasileiro, seus preconceitos e ideais, e que todo o seu modo de agir, encarado negativamente, interfere no andamento do país em todos os pilares que o norteiam.
Palavras-chave: Cinema
Identidade nacional
Cultura
Brasil
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: SILVA, Natália Ribeiro da. A construção da identidade nacional em cronicamente inviável. 2008. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4318
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Natalia Ribeiro da Silva.pdf498,69 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.