Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4321
Tipo do documento: Monografia
Título: O processo de tomada de decisão: um estudo de caso na empresa GeoPlano
Autor: Taga, Vitor
Primeiro orientador: Garbelini, Maria de Fátima
Primeiro membro da banca: Garbelini, Maria de Fátima
Silva, Luciana Cândida da
Resumo: Estudo realizado para analisar e descrever o processo de tomada de decisão empresarial e o uso da informação neste processo. A partir do contexto atual da Sociedade da Informação juntamente com as mudanças decorrentes da interdepência global, resultaram em mudanças na estrutura organizacional, nas formas de atuação, surgimento de novos comportamentos e inúmeras mudanças no contexto geral, seja ele no ambiente organizacional ou mercado, a principal mudança incide sobre o enfoque dado pelas empresas à informação. Dada a importância e a magnitude da tomada de decisão para as empresas e a informação vista como elemento estratégico e competitivo para alimentar decisões inteligentes, estratégicas, inteligentes e proativas, torna pertinente a análise da presente pesquisa. Usou-se a metodologia do estudo de caso através da empresa incubada de geoprocessamento (GeoPlano) do programa de incubação de Empresas da UFG (PROINE), utilizando do instrumental próprio do campo da pesquisa qualitativa. Chegou-se a conclusão da importância do processo decisório para as empresas e em como a informação atua durante esse processo. As empresas que souberem trabalhar com esses dois elementos terão maiores chances de atuarem de forma competitiva, inteligente, estratégica e proativa no mercado.
Abstract: company decision and the use of information in this process.From the contest of the current Information Society together with the changes resulting of the global indenpendence they result in changes in the organization structure,in the acting forms,appearance of new behaviours and countless changes in the general contest,being it in the organization or market environment,the principal change happens on the approach given by the companys to information.Given the importance and magnetude of the taking decisions for companys and the information sight as an strategic and competitive element to feed smart decisions,makes relevant the analysis of the present research. It was in use as methodology the study of case,across the own instrumental field of the qualitative reseach.It came to a conclusion of the importance of the process of choises for the companys and in how the information acts during this process.The companys that have the knowledge of working with this two elements will have bigger chances in being more competitive, smart and strategy in the market.
Palavras-chave: Tomada de decisão
Informação no processo de tomada de decisão
Gestão da informação
Inteligência competitiva
Empresa Geoplano
Taking decisions
Information in the process of taking decisions
Competitive inteligence
Geoplano Company
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: TAGA, Vitor. O processo de tomada de decisão: um estudo de caso na empresa GeoPlano. 2008. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4321
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-VITOR TAGA.pdf271,71 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.