Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4323
Tipo do documento: Monografia
Título: Informação, cidadania e atuação profissional do bibliotecário
Autor: Matias, Luanna Ferreira de Sousa
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga de
Garbelini, Maria de Fátima
Resumo: Este estudo aborda a questão da informação, cidadania e atuação profissional dos bibliotecários atuantes na cidade de Goiânia-Go. Nessa perspectiva, surgiu a idéia de pesquisar se a atuação profissional do bibliotecário possibilita o desenvolvimento de práticas de cidadania em sua atuação profissional. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem quali./quant., sendo que a amostragem constituiu-se de 17 profissionais bibliotecários atuantes em Goiânia. A coleta de dados foi realizada via correio eletrônico durante o mês de outubro de 2008. Com esta pesquisa percebemos que os bibliotecários pesquisados demonstraram conhecer o conceito de cidadania e consideram o acesso à informação como elemento imprescindível ao seu acesso. Foi possível identificarmos elementos que contribuem e prejudicam práticas de acesso à cidadania.
Abstract: Este estudio aborda la cuestión de la información, la ciudadanía y el desempeño profesional de los bibliotecarios que trabajan en la ciudad de Goiania-Go. Desde esta perspectiva, la idea vino a buscar en el desempeño profesional del bibliotecario permite el desarrollo de las prácticas de la ciudadanía en su desempeño profesional. Esta investigación se caracteriza con exploratória con enfoque de calidad. / Quant., Y la muestra se compone de 17 profesionales bibliotecarios que trabajan en Goiania. La recopilación de datos se realizó por e-mail durante el mes de octubre de 2008. Con esta investigación encontró que los bibliotecarios encuestados conocían el concepto de ciudadanía y considere la posibilidad de acceso a la información como un elemento esencial para su acceso. Es posible identificar los factores que contribuyen, así como daños en las prácticas de acceso a la ciudadanía.
Palavras-chave: Informação
Cidadania
Atuação profissional
Bibliotecário
Información
Ciudadanía
Práctica profesional
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: MATIAS, Luanna Ferreira de Sousa. Informação, cidadania e atuação profissional do bibliotecário. 2008. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4323
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-LUANNA FERREIRA DE SOUSA MATIAS.pdf225,07 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.