Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/433
Tipo do documento: Article
Título: Controle interno nas cooperativas de crédito de Goiás e Tocantins
Autor: Machado, Lúcio de Souza
Machado, Michele Rilany Rodrigues
Oliveira, Luiz Carlos da Silva
Santos, Eduardo José dos
Abstract: O controle interno exerce papel fundamental para o alcance dos objetivos preestabelecidos pela administração das organizações. Em decorrência dessa premissa, a pesquisa visa responder a seguinte indagação: os controles internos estabelecidos pelas Cooperativas de Crédito dos Estados de Goiás e Tocantins contemplam os princípios básicos de controle interno citados na coleção de seminários do CRC-SP/IBRACON (2000) e atendem as determinações constantes na Resolução nº. 2.554/98 do Banco Central do Brasil. Esta Resolução tornou obrigatória a implantação de mecanismos de controle interno em instituições financeiras, dentre elas as Cooperativas de Crédito. A pesquisa classifica-se em bibliográfica e de campo. Para conseguir os dados necessários a avaliação dos controles internos mantidos pelas Cooperativas de Crédito empregou-se o questionário. O documento foi encaminhado aos agentes de controle interno. O resultado alcançado indica que o sistema de controle interno das Cooperativas de Crédito dos Estados de Goiás e Tocantins atende, satisfatoriamente, os princípios básicos de controle interno previstos na coleção CRC-SP/IBRACON e também a Resolução do Banco Central do Brasil – BACEN, n.º 2.554, de 1998. Contudo, foram constatadas algumas inconformidades no tocante as diretrizes básicas de estruturação e implantação de controle interno, bem como alguns descumprimentos a referida Resolução, cujos pontos precisam ser avaliados pela administração das Cooperativas.
Palavras-chave: Controle interno
Cooperativa de crédito
Resolução n.º 2.554/98
Citação: MACHADO, Lúcio de Souza; MACHADO, Michele Rilany Rodrigues; OLIVEIRA, Luiz Carlos da Silva.; SANTOS, Eduardo José dos . Controle interno nas cooperativas de crédito de Goiás e Tocantins. In: SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO, 12., 2009, São Paulo. Anais...São Paulo: [s.n.], 2009. p. 1-16.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/433
Data de publicação: Set-2009
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos publicados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Controle interno nas cooperativas de crédito de Goiás e Tocantins.pdf209,5 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.