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Tipo do documento: Monografia
Título: Liderança de opinião e moda na internet: estudo de caso da blogueira Camila Coelho
Autor: Jesuino, Débora Gonçalves
Primeiro orientador: Figueiredo, Lívia Marques Ferrari de
Primeiro membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniaci
Figueiredo, Lívia Marques Ferrari de
Resumo: Liderança de opinião na internet: como ela se desenvolve no mundo da moda? Até onde a influência das blogueiras interfere na decisão de compra do consumidor final? São respostas que serão buscadas neste estudo, onde se desenvolverá o estudo de caso de uma das blogueiras mais famosas desse meio no Brasil e nos EUA: Camila Coelho, do blog “Super Vaidosa”.É inegável a presença de blogueiras de moda como líderes de opinião e influenciadoras na compra de suas leitoras e seguidoras, porém, por ser uma realidade relativamente nova e muito atual, ainda deixa dúvidas nos profissionais de comunicação no que tange a melhor forma de aproveitar esse nicho de mercado. O presente estudo busca dialogar sobre esses temas junto a autores que também trabalharam, de alguma forma, essas inquietações. A formação de marca pessoal das blogueiras é um processo novo e que tem se mostrado muito eficiente, tendo em vista que hoje os profissionais liberais de qualquer área têm a necessidade de criar e gerenciar suas marcas pessoais. A análise de Web RP e o grupo focal que serão realizados neste estudo irão buscar apontar os pontos principais das ferramentas e estratégias comunicacionais usadas pela blogueira em análise.
Abstract: Leadership opinion on the Internet: how it develops in the fashion world? As far as the influence of bloggers interfere in the decision to purchase the final consumer? Answers are to be sought in this study, which will develop the case study of one of the most famous bloggers that environment in Brazil and the U.S.: Camila Coelho's blog "Super Vaidosa". There is no denying the presence of fashion bloggers as opinion leaders and influencers in the purchase of your readers and followers, however, being a relatively new and very current reality, still leaves questions on professional communication regarding the best way to enjoy this market niche, the present study seeks to dialogue on these issues with the authors who have, somehow, these concerns.The formation of personal brand of bloggers already established is a new process and has been very efficient, considering that today's professionals in any field have the need to create and manage your personal brand. Analysis of Web PR and focus group will be conducted this study will seek to point out the main points of communication tools and strategies used by the blogger to be studied.
Palavras-chave: Relações públicas
Líderes de opinião
Moda
Celebridades
Mídias sociais
Marca pessoal
Public relations
Opinion leaders
Fashion
Celebrities
Social media
Blogs
Personal brand
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: JESUINO, Débora Gonçalves. Liderança de opinião e moda na internet: estudo de caso da blogueira Camila Coelho. 2014. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4333
Data de publicação: 2014
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