Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4338
Tipo do documento: Monografia
Título: Existe cidadania na TV?
Autor: Chaves, Laura Santos
Primeiro orientador: Figueiredo, Lívia Marques Ferrari
Primeiro membro da banca: Tuzzo, Simone Antoniaci
Figueiredo, Lívia Marques Ferrari
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a representação da cidadania na mídia contemporânea e os objetivos dos meios midiáticos nesta pauta. Entender se realmente existe cidadania na mídia, ou se trata somente de uma estratégia de comunicação que visa retorno de audiência e de imagem para a organização televisiva. Como metodologia de pesquisa será realizada: estudo de caso, entrevista e análise de conteúdo, visando identificar estratégias comunicacionais na promoção da cidadania pela mídia e entender como o quadro gera imagem positiva para a organização. Comprovar se, de fato, há aumento da audiência com a transmissão do quadro “O bairro que eu tenho. O bairro que eu quero” e compreender como a cidadania é trabalhada na mídia local são também objetivos do trabalho. Primeiramente será apresentada uma contextualização sobre os aspectos históricos que envolvem a questão da cidadania, com o objetivo de nortear o entendimento das questões a seguir. Em segundo lugar será apresentado um panorama contemporâneo sobre assuntos e demandas relacionadas às novas configurações da cidadania, mediante o relacionamento com a mídia. O que propicia à atividade de Relações Públicas um nicho de atuação mercadológica.
Abstract: This research aims to comprehend the citizenship representation in the current media and the objectives of the media vehicles on this issue, understanding if whether there really is citizenship in the media or it is just a communication strategy that seeks higher audience rates for the corporations involved. As the methodology, case studies, interviews and content analysis were conducted, in order to identify communicational strategies in promoting citizenship by the media and understand how it generates a positive image for the organizations. It is also wanted through this research to assure if there is an increase in the audience rates with the local news segment called “The neighborhood I have. The neighborhood that I want.” and comprehend how the subject of citizenship is approached by local media. First, a contextualization about the historical aspects of citizenship will be presented in order to guide the understanding of the following matters. Later, a panorama of current issues and demands, linked to the new configurations of citizenship through the relationship with the media, which provides to the Public Relations area a marketplace, will be presented.
Palavras-chave: Mídia
Cidadania
Imagem organizacional
Relações públicas
Media
Citizenship
Organizational image
Public relations
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: CHAVES, Laura Santos. Existe cidadania na TV?. 2013. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4338
Data de publicação: 2013
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-Relações Públicas-Laura Santos Chaves,.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo principal.740,35 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons