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Tipo do documento: Monografia
Título: Relações públicas e marketing na gestão de relacionamento: estudo de caso do exército gremista
Autor: Silva, Maiara dal Bosco
Primeiro orientador: Nascimento, Adriane Alves do
Primeiro membro da banca: Braga, Claudomilson Fernandes
Nascimento, Adriane Alves do
Resumo: A área esportiva constitui um campo valioso de mercado na comunicação. Por estar em constante crescimento, tem ganhado mais destaque e demandado profissionais que sejam capazes de planejar, construir e gerir relacionamentos com seus públicos. Tratando-se de futebol, essa necessidade é ainda mais evidente dada à visibilidade que esse esporte tem alcançado em nosso país. Neste sentido, os clubes têm buscado se aproximar de seus torcedores, visando criar vínculos, mas também receitas. É nesta perspectiva que se insere um programa de relacionamento. A partir de pesquisa bibliográfica e do estudo de caso do “Exército Gremista”, programa de relacionamento do clube gaúcho Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o presente trabalho teve por objetivo pesquisar as Relações Públicas e o Marketing visando compreender como atuam na construção e manutenção do relacionamento entre o Grêmio e sua torcida. Neste aspecto, foi importante verificar também a visão que os torcedores do clube têm a respeito do programa, e ainda, acerca da comunicação desenvolvida pelo Grêmio. Para tanto, apresentou-se uma pesquisa qualitativa com os torcedores cadastrados. Os resultados apresentaram que grande parte desses torcedores reconhece a importância do Grêmio ter um programa de relacionamento que aproxime clube e torcida.
Abstract: The sports area is a valuable market in the communication field. By being in constant growth, has gained more prominence and defendant professionals who are able to plan , build and manage relationships with their audiences. In the case of football, this need is even more evident given the visibility that this sport has achieved in our country. In this sense, the clubs have sought to get closer to their fans, to create links , but also revenue. It is in this light that enters a relationship program. From literature review and case study "Exército Gremista" relationship program from Gaucho club Grêmio Foot - Ball Porto Alegrense, the present study aimed to investigate the Public Relations and Marketing seeking to understand how they work in the construction and maintenance of relationship between the Guild and its fans. In this respect, it was also important to verify that the vision of the club fans have about the program, and also about communication developed by the Guild. To this end, we present a qualitative survey of registered fans. The results showed that many of these supporters recognize the importance of the Guild have a relationship program that approximates the club and fans.
Palavras-chave: Relações públicas
Marketing
Relacionamento
Exército gremista
Public relations
Relationship
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: SILVA, Maiara dal Bosco. Relações públicas e marketing na gestão de relacionamento: estudo de caso do exército gremista. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4342
Data de publicação: 2013
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