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Tipo do documento: Monografia
Título: Relações públicas no esporte: a atividade de patrocínio esportivo como fortalecimento da marca organizacional – estudo de caso do Banco do Brasil
Autor: Peres, Júlia Jessica de Lima
Primeiro orientador: Nascimento, Adriane Geralda Alves do
Primeiro membro da banca: Braga, Claudomilson Fernandes
Nascimento, Adriane Geralda Alves do
Resumo: Os esportes possuem um papel de grande importância no contexto cultural e social do Brasil. As organizações identificam cada vez mais oportunidades, ao atrelarem suas marcas a modalidades esportivas. Para isso necessitam de profissionais qualificados com capacidade de planejamento, gestão e relacionamento. Dessa forma, esta monografia objetiva compreender com um olhar das Relações Públicas, como o patrocínio esportivo pode ajudar a fortalecer uma marca organizacional. A partir de uma pesquisa bibliográfica, de um estudo de caso sobre o Banco do Brasil (BB) e de uma pesquisa quantitativa, pode-se compreender a importância das organizações utilizarem ações de patrocínio para prover lembrança de marca em seus públicos específicos. O estudo mostrou a partir das pesquisas consideradas que o BB apesar de não ser líder absoluto, ainda sim se configura no cenário nacional como umas das principais organizações que utiliza o esporte como aditivo de sua marca e consequentemente como impulsor de uma imagem mais forte perante seus públicos.
Abstract: The sports have a major role in the cultural and social context of Brazil. The organizations increasingly identify opportunities to link your brands to the sports. For that, they require qualified professionals with capacity of planning, management and relationship. Thus, the present study aims to understand with a glance of Public Relations, such as sports sponsorship can help strengthen an organizational brand. From a literature review, a case study of the Bank of Brazil (BB) and a quantitative research, it may be understood the importance of organizations use sponsorship actions to provide brand awareness in their specific publics. The study from the research, showed that the BB although not absolute leader still represents on the national scene as one of the leading organizations that use sport as an additive to your brand and consequently booster for a stronger image with their publics.
Palavras-chave: Marca
Relações públicas
Patrocínio
Banco do Brasil
Marketing esportivo
Sport marketing
Brand
Public relations
Sponsorship
Bank of Brazil
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Relações Públicas (RG)
Citação: PERES, Júlia Jessica de Lima. Relações públicas no esporte: a atividade de patrocínio esportivo como fortalecimento da marca organizacional – estudo de caso do Banco do Brasil. 2014. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)–Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4346
Data de publicação: 2014
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