Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/435
Tipo do documento: Article
Título: Análise das taxas de desconto aplicáveis na mensuração dos ativos biológicos a valor justo
Autor: Rech, Ilírio José
Cunha, Moisés Ferreira da
Abstract: A edição da IAS 41 regulamentou a contabilização dos ativos biológicos e produtos agrícolas e estabeleceu que estes devem ser mensurados com base no valor justo, cuja principal referencia é o valor de mercado. Porém, na ausência de um mercado ativo, os ativos biológicos devem ser avaliados com base no valor presente do fluxo de caixa líquido esperado do ativo, descontado à taxa corrente do mercado. Contudo, a norma não estabelece quais são as taxas que podem ser consideradas “taxa corrente do mercado”. O artigo tem o objetivo de analisar os modelos para estimar as taxas de desconto aplicáveis na mensuração dos ativos biológicos a valor justo. Utilizando a metodologia de pesquisas exploratória o artigo divide as taxas em três grupos de acordo com a fonte de informações, sendo: a) taxas obtidas de instituições ou organismos externos e independentes à entidade; b) taxas obtidas com base nos números contábeis e; c) taxas obtidas com base nas teorias de precificação de ativos. O artigo conclui que as taxas obtidas com base nas teorias de precificação de ativos possuem maior capacidade de refletir as condições econômicas de risco e retorno esperado pelos participantes do mercado, premissa fundamental do valor do dinheiro no tempo, além de refletir o custo de oportunidade, caso seja possível elaborar uma carteira com ativos concorrentes, como foi apresentado no estudo. Os resultados encontrados com base nos dados de preços de laranja o modelo CML apresentou taxa de desconto negativa de -12,13% o que descaracteriza o modelo. O modelo CAPM obteve taxa de desconto de 16,21%, próximo das praticadas no mercado, e o modelo SIM, com base em uma carteira teórica de empresas do agronegócio, obteve taxa de desconto de 11,09%.
Palavras-chave: Ativos biológicos
Mensuração
Taxas de desconto
Citação: RECH, Ilírio José; CUNHA, Moisés Ferreira da. Análise das taxas de desconto aplicáveis na mensuração dos ativos biológicos a valor justo. In: CONGRESSO USP - CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 11., 2011, São Paulo. Anais...São Paulo: USP, 2011. p. 1-18.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/435
Data de publicação: Jul-2011
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos publicados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise das taxas de desconto aplicáveis na mensuração dos ativos biológicos a valor justo.pdf182,57 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.