Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4354
Tipo do documento: Monografia
Título: Gestão da informação ambiental: análise do site da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás – SEMARH/ Goiás
Autor: Leão, Lílian de Lima
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga de
Garbelini, Maria de Fátima
Resumo: Avalia o site da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás (SEMARH/Goiás) e propõe política de Gestão da Informação para o site pesquisado. Apresenta revisão de literatura nas áreas de informação e tomada de decisão, informação ambiental, gestão da informação e informação na era da Internet. Avalia o site por meio de critérios de avaliação de fontes de informação na Internet e detecta problemas como falta de atualização dos dados, falta de revisão dos links, ausência de função de busca, e ausência de recursos de acessibilidade. A partir dos modelos de Gestão da Informação propõe uma política de atualização e manutenção do site em seis passos interdependentes: Identificação de usuários e suas necessidades de informação; Aquisição da informação; Organização e armazenamento da informação; Criação de Produtos e Serviços de Informação; Distribuição da informação; e Uso da informação. Recomenda a presença de profissionais especialistas em Ciência da Informação e propõe a criação de um Portal Corporativo para atender as necessidades da organização.
Abstract: Evaluates the site of Environment and water resources Secretary of Goiás State (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás - SEMARH/Goiás) and proposes a politics of Information management for the site researched. Shows literature review in areas of information and decision making, environmental information, information management and information in the Internet age. Appreciates the site through the evaluation criteria of information sources on the Internet and detects problems such as lack of updating of data, lack of review of links, no search function, and lack accessibility features. From the models of Information Management proposes a politics of updating and maintaining the site in six interdependent steps: Identification of users and their information needs, Information acquisition, Organization and Storage of information, Product Creation and Information Services, Information Distribution, and Use of Information. Recommends the presence of specialists in information science and proposes the creation of a Corporate Portal to meet the needs of the organization.
Palavras-chave: Gestão da informação
Informação ambiental
Fontes de informação eletrônica
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás
Information management
Environmental information
Electronic information sources.
Environment and water resources Secretary of Goiás State
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: LEÃO, Lílian de Lima. Gestão da informação ambiental: análise do site da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás – SEMARH / Goiás. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4354
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-BIBLIOTECONOMIA-LÍLIAN LEÃO.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.