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Tipo do documento: Monografia
Título: Twitter em campanha eleitoral: das possibilidades de interação à militância digital - um estudo da atuação de Marconi Perillo nas eleições 2010 em Goiás
Autor: Costa, Artur Felício
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Antônio Signates
Primeiro membro da banca: Freitas, Luiz Antônio Signates
Christino, Daniel
Resumo: O presente trabalho de monografia propõe uma investigação sobre como se dá o processo de circulação da imagem pública política de Marconi Perillo, dentro do Twitter, nas eleições 2010. Para esse fim, é feita uma rede teórica de conceituações para se compreender o que é o fenômeno da imagem pública. Estuda-se o processo da composição de representações e a adequação do fazer político aos múltiplos espaços de visibilidade que surgem com o desenvolvimento dos meios de comunicação e interação. Nesse sentido, apresenta-se a internet como um novo espaço de visibilidade e campo de investigação onde se desenvolve a pesquisa que fundamenta esse trabalho de monografia. Para se analisar as interações de Marconi Perillo e o processo de circulação de imagens, elabora-se uma metodologia específica para o contexto das relações estabelecidas dentro do Twitter. Identifica-se três categorias de imagem nas modalidades pretendida, atribuída e negociada. Partindo-se dos dados para a criação de uma síntese teórica, apresenta-se a relação de tensão existente entre as modalidades de imagem estudadas. Verifica-se a predominância do uso estratégico do Twitter por Marconi Perillo, não se identificando um debate efetivo. Identifica-se no Twitter a possibilidade de se configurar como modelo virtual de uma esfera pública, mas que não se realizou de maneira plena no contexto das eleições de 2010.
Abstract: This present work proposes an investigation into how it is the process of circulation of the political public image of Marconi Perillo, in Twitter, in the 2010 elections. To this end, there is a network of theoretical concepts to understand what is the phenomenon of public image. It is studied the process of composition and adequacy of representations to the multiple spaces of political visibility that comes with the development of media. In this sense, it presents the Internet as a new area of visibility and field of research where this work is developed. To analyze the interactions of Marconi Perillo and the process of circulation of images, is constructed a specific methodology for the context of interactions established on Twitter. It identifies three categories in terms of image, as image desired, negotiated and assigned. Starting from the data to create a theoretical synthesis, it shows the relationship of tension between the modalities of image studied. There is a predominance of the strategic use of Twitter by Marconi Perillo, not being identified an effective debate. It is identified on Twitter the possibility to configurate as the virtual model of a public sphere, but not as fully realized in the context of the 2010 elections.
Palavras-chave: Twitter
Imagem pública
Eleições 2010
Public image
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: COSTA, Artur Felício. Twitter em campanha eleitoral: das possibilidades de interação à militância digital - um estudo da atuação de Marconi Perillo nas eleições 2010 em Goiás. 2010. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4363
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

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