Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4366
Tipo do documento: Monografia
Título: Contando historias na brinquedoteca escolar: uma proposta de incentivo a leitura na educação infantil
Autor: Fernandes, Jaqueline Moraes
Primeiro orientador: Gouveia, José Vanderley
Primeiro membro da banca: Gouveia, José Vanderley
Macedo, Murillo de Melo
Resumo: A prática de contação de histórias é considerada uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança e um grande incentivo para que este se interesse pelo livro e pela leitura. Nesta perspectiva, sem sombra de dúvidas, é muito significativo o papel do bibliotecário enquanto “contador de histórias”, em especial na Educação Infantil, onde os incentivos devem começar. Saindo da tradicional biblioteca, buscou-se inserir esta atividade de incentivo à leitura em uma brinquedoteca escolar, espaço onde a ludicidade é a principal aliada. A partir desta pesquisa, buscou-se responder a seguinte questão: É possível transformar a brinquedoteca em um local de leitura? Para tal, elaborou-se uma atividade de contação de histórias na brinquedoteca escolar da Educação Infantil do Colégio Marista de Goiânia, que desde então, era destinado somente a brincadeiras. Juntamente com esta atividade, propôs-se incentivar a organização do espaço, já que o local não possui um funcionário responsável pela sua organização, ficando a cargo de quem a utiliza também mantê-la. Para análise dos dados, aplicou-se uma ficha de avaliação às professoras buscando examinar o andamento da atividade e também utilizou-se um caderno de registro das atividades realizadas. Neste há uma descrição da atividade, contendo também observações da turma e/ou atividade. Entre as conclusões, vale destacar: professoras acreditam que a contação de histórias levam ao hábito de leitura; a atividade atingiu os objetivos quanto à leitura e organização do espaço; as crianças reconhecem a brinquedoteca como uma local de leitura. Eis um novo local onde o bibliotecário deve trabalhar juntamente com o pedagógico, visando formar futuros leitores. Cabe a este usar de toda criatividade para atingir os objetivos a serem alcançados.
Palavras-chave: Leitura
Formação do leitor
Incentivo a leitura
Contação de histórias
Brinquedoteca escolar
Educação infantil
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: FERNANDES, Jaqueline Moraes. Contando historias na brinquedoteca escolar: uma proposta de incentivo a leitura na educação infantil. 2008. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4366
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-JAQUELINE MORAES FERNANDES.PDF1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.