Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4368
Tipo do documento: Monografia
Título: Era uma vez... O incentivo a leitura e a formação de leitores na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo
Autor: Franczak, Lillian Jordânia Batista
Primeiro orientador: Pereira, Patrícia Martins
Primeiro membro da banca: Pereira, Patrícia Martins
Barbosa, Maria Eunice Suares
Resumo: Nesta pesquisa, o grupo de deficientes visuais que são capacitados por meio de um Curso de Contadores de História realizado na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo é o foco de estudo. Nela, são considerados um modelo de leitores continuados e agentes de leitura, pois uma das formas de se formar um leitor é ser também um deles. Conceituar leitura é falar na leitura de mundo por meio de práticas sociais. Perceber que a leitura da palavra escrita é um ato resultante da interação texto /leitor nessa busca de significados, é permitir ao leitor uma troca para re-significar o mesmo e deixar suas marcas. Contudo, não se trata de aprofundar exaustivamente nos conceitos teóricos, mas buscar, através dessa prática, respostas. Indagar sobre quais as contribuições da formação do grupo de deficientes visuais contadores de histórias na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo e a formação de deficientes visuais como leitores continuados e agentes de leitura? Para essa investigação contou-se como procedimento metodológico com a abordagem quantitativa descritiva com ênfase observacional. Seguida de utilização da técnica especial de coleta de informações denominada entrevista. Acredita-se que o ato de contar histórias favorece o incentivo à leitura, à formação de leitores continuados e agentes de leitura. O desenvolvimento dessa atividade relacionada à leitura em espaço de convivência dentro da biblioteca pode despertar o gosto pela leitura. Nesse Curso de capacitação de deficientes visuais contadores de histórias vê-se essa possibilidade de aproximação entre o deficiente visual e a biblioteca como promotores de práticas leitoras na busca do exercício de cidadania.
Palavras-chave: Leitura
Formação de leitores
Agentes de leitura
Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: FRANCZAK, Lillian Jordânia Batista. Era uma vez... O incentivo a leitura e a formação de leitores na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4368
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-LILLIAN JORDÂNIA BATISTA FRANCZAK.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.