Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4368
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Era uma vez... O incentivo a leitura e a formação de leitores na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo |
Autor: | Franczak, Lillian Jordânia Batista |
Primeiro orientador: | Pereira, Patrícia Martins |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Patrícia Martins Barbosa, Maria Eunice Suares |
Resumo: | Nesta pesquisa, o grupo de deficientes visuais que são capacitados por meio de um Curso de Contadores de História realizado na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo é o foco de estudo. Nela, são considerados um modelo de leitores continuados e agentes de leitura, pois uma das formas de se formar um leitor é ser também um deles. Conceituar leitura é falar na leitura de mundo por meio de práticas sociais. Perceber que a leitura da palavra escrita é um ato resultante da interação texto /leitor nessa busca de significados, é permitir ao leitor uma troca para re-significar o mesmo e deixar suas marcas. Contudo, não se trata de aprofundar exaustivamente nos conceitos teóricos, mas buscar, através dessa prática, respostas. Indagar sobre quais as contribuições da formação do grupo de deficientes visuais contadores de histórias na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo e a formação de deficientes visuais como leitores continuados e agentes de leitura? Para essa investigação contou-se como procedimento metodológico com a abordagem quantitativa descritiva com ênfase observacional. Seguida de utilização da técnica especial de coleta de informações denominada entrevista. Acredita-se que o ato de contar histórias favorece o incentivo à leitura, à formação de leitores continuados e agentes de leitura. O desenvolvimento dessa atividade relacionada à leitura em espaço de convivência dentro da biblioteca pode despertar o gosto pela leitura. Nesse Curso de capacitação de deficientes visuais contadores de histórias vê-se essa possibilidade de aproximação entre o deficiente visual e a biblioteca como promotores de práticas leitoras na busca do exercício de cidadania. |
Palavras-chave: | Leitura Formação de leitores Agentes de leitura Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo |
País: | brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goias |
Sigla da instituição: | UFG |
Unidade acadêmica: | Faculdade de Informação e Comunicação (RG) |
Nome do curso: | Biblioteconomia (RG) |
Citação: | FRANCZAK, Lillian Jordânia Batista. Era uma vez... O incentivo a leitura e a formação de leitores na Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo. 2007. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4368 |
Data de publicação: | 2007 |
Aparece nas coleções: | FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-LILLIAN JORDÂNIA BATISTA FRANCZAK.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.