Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4369
Tipo do documento: Monografia
Título: Arquitetura da informação e avaliação da usabilidade: estudo de caso do website do Sistema de Biblioteca da Universidade Federal de Goiás
Autor: Jacob, Viviany Cardoso
Primeiro orientador: Ferreira Júnior, Arnaldo Alves
Primeiro membro da banca: Ferreira Júnior, Arnaldo Alves
Rezende, Laura Vilela Rodrigues
Resumo: O presente caso aborda o tema da arquitetura da informação e a usabilidade aplicados ao website do Sistema de Biblioteca da Universidade Federal de Goiás (SiBi/UFG). Traz o contexto das bibliotecas universitárias brasileiras que utilizam a internet como ferramenta de comunicação, que possibilita a difusão da informação e do conhecimento. Aborda o tema da Arquitetura da Informação e Usabilidade voltadas para websites de bibliotecas. A principal finalidade do estudo é verificar se o website do SiBi/UFG atende aos elementos da Arquitetura da Informação e aos critérios de Usabilidade. Para isso se fez necessário recorrer a vários autores que tratam sobre o tema aqui abordado e também identificar o contexto do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás. Apresenta as técnicas e métodos utilizados para avaliar a Usabilidade de websites e a sua importância. Referente aos aspectos metodológicos trata-se de uma pesquisa qualitativa com estrutura de estudo de caso. A Arquitetura da Informação complementa a Usabilidade, o primeiro preocupa se com a estrutura e organização das informações, enquanto que a Usabilidade, com o uso e coerência entre estas e as necessidades informacionais dos usuários reais. Nessa pesquisa adotou o modelo de Arquitetura da Informação proposto por esses autores, Rosenfeld e Morville (1998). Foram identificados alguns problemas de Usabilidade e no que diz respeito à Arquitetura da Informação identificou-se que o website tem uma estrutura adequada.
Palavras-chave: Website
Bibliotecas universitarias
Arquitetura da informação
Usabilidade
Ambiente digital
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: JACOB, Viviany Cardoso. Arquitetura da informação e avaliação da usabilidade: estudo de caso do website do Sistema de Biblioteca da Universidade Federal de Goiás. 2010. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4369
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-BIBLIOTECONOMIA-VIVIANY JACOB.pdf4,52 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.