Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4371
Tipo do documento: Monografia
Título: Perfil das atividades de pesquisa e extensão realizada na Universidade Federal de Goiás: possibilidades e limites na utilização de mineração de dados
Autor: Silva, Kellen Neves e
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Henrique
Ferri, Pedro Henrique
Gaioso, Rogério Arantes
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi o de verificar as possibilidades e limites da utilização das técnicas de mineração de dados como ferramenta para investigar e analisar as bases de dados gerados pelos sistemas de cadastro de pesquisas e extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). O pressuposto da pesquisa foi a possibilidade de existir uma grande quantidade de informação e conhecimento “escondidos” nos sistemas de cadastro da UFG.. A análise dos dados foi realizada através de técnicas como a análise multivariada e análise descritiva dos dados utilizando o software SPSS statistics 17.0 e o SPAD (Sistema Portátil de Análise de Dados). Conclui-se que a técnica de Mineração de dados, associada a softwares especialistas e algoritmos, pode ser um instrumento importante nas Instituições de Ensino Superiores. Na UFG, as ferramentas de mineração de dados poderiam ser utilizadas para a descoberta de padrões e tendências, como uma ferramenta de gestão de competências na tarefa de identificar áreas de conhecimento com escassez de profissionais, e conhecer as linhas de pesquisas dos orientadores e participantes.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Mineração de dados
Gestão de competências
Sistema de gestão do conhecimento
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Kellen Neves e. Perfil das atividades de pesquisa e extensão realizada na Universidade Federal de Goiás: possibilidades e limites na utilização de mineração de dados. 2008. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4371
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA- KELLEN NEVES.pdf757,71 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.