Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4378
Tipo do documento: Monografia
Título: Nova: evolução de conteúdo no período de 2002-2006
Autor: Guimarães, Camilla Teixeira e Silva
Primeiro orientador: Temer, Ana Carolina
Resumo: Considerando a relevância da revista Nova para o mercado editorial brasileiro e para o segmento revista feminina, a presente pesquisa buscou identificar as prioridades de assuntos atribuídas pela publicação entre os anos de 2002 a 2006, como também revelar quem é a suposta leitora de Nova. Ancorada no pensamento francês da comunicação e no método de análise de conteúdo proposto por José Marques de Melo foi possível decompor a revista em categorias de mensagens (jornalísticas, propaganda e entretenimento) e analisar o conteúdo vinculado sob a ótica da teoria estruturalista. A hipótese é que, Nova constitui-se representante do jornalismo brasileiro e que suas páginas refletem os interesses e expectativas do seu público-alvo, o que não significa que a mulher idealizada pela publicação corresponda o perfil da leitora em questão.
Abstract: Considering the importance of the magazine Nova to the market and to the Brazilian editorial and women's magazine segment, the work’s purpose is to identify the priorities of issues assigned by the publication between the years of 2002 to 2006, but also reveal who is the alleged reader of Nova. Ancored in French thought communication and to the content analysis method proposed by José Marques de Melo were unable to break the magazine into categories of messages (news, advertising and entertainment) and analyze the content bound under the perspective of structuralist theory. The hypothesis is that Nova itself is representative of the Brazilian journalism and its pages reflect the interests and expectations of your audience, which does not mean that women idealized by the publication matches the profile of the reader in question.
Palavras-chave: Imprensa feminina
Revistas femininas
Mulher
Análise de conteúdo
Analysis of content
Press women
Women's magazines
Women
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: GUIMARÃES, Camilla Teixeira e Silva. Nova: evolução de conteúdo no período de 2002-2006. 2008. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4378
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - Jornalismo - Camilla Teixeira e Silva Guimarães.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.