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Tipo do documento: Monografia
Título: Politicas publicas para biblioteca escolar em Goiás: análise do programa de bibliotecas das escolas estaduais - PBEE da Secretaria de Estado da Educação de Goiás - SEDUC/GO
Autor: Silveira, Carlos Eduardo da
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga de
Fialho, Janaina Ferreira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o Programa de Bibliotecas das Escolas Estaduais - PBEE da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – Seduc/GO no período de 2000 a 2010. Buscou verificar os objetivos e ações do PBEE nesse período, identificar os atores oficias e não oficiais no contexto de suas ações e caracterizar o PBEE a partir da tipologia cíclica de políticas públicas. A metodologia utilizada foi a análise documental, o questionário semi-estruturado e a entrevista guiada ou dirigida. A análise documental foi realizada nas publicações do PBEE enviadas às escolas. A delimitação do campo de pesquisa abrangeu 6 escolas públicas estaduais de diferentes regiões geográficas do município de Goiânia. O questionário semiestruturado foi aplicado a 6 diretores ou vice-diretores e a 6 professores dinamizadores de biblioteca, sendo um por função em cada escola pesquisada. A entrevista guida ou dirigida foi realizada com o coordenador do PBEE. Conclui-se que o PBEE não se constitui em uma ação planejada consistente, pois as fases ou etapas da tipologia cíclica de políticas públicas não são completas ou efetivas, o que evidencia a necessidade de uma ação direta dos gestores públicos, e que o PBEE se estrutura em meio a várias ausências e voluntarismos.
Abstract: This search aimed to analyse the State School Libraries Program - PBEE of the State Education Office of Goiás – Seduc/GO, in the period of 2000 to 2010. It aimed verify the objetcives and actions of the PBEE, to identify the official and unofficial actors in the context of their actions and characterize the PBEE by the cyclical type of public policies. The methodology used was the documentary analysis, semi-structured questionnaires and the guided or directed interview. The documenatary analysis was realized at the PBEE publications sent to schools. The delimitation of the field search covered 6 state schools of different geographical regions from Goiânia municipality. The semi-structured questionnair was applied to 6 principals or vice principals and to 6 dynamizer library teacher, one function for each school surveyed. The guided or directed interview was realized with the PBEE coordinator. It concludes that the PBEE does not constitute a planned and consistent action because the phases or stages of the cyclical type of public policies are not complete or effective, which highlights the need for a direct action of the public managers, and the PBEE strutures among several absences and volunteerisms.
Palavras-chave: Políticas públicas
Biblioteca escolar em Goiás
Programa de bibliotecas das escolas estaduais - PBEE
Public policies
School library in Goiás
State School Libraries Program - PBEE
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVEIRA, Carlos Eduardo da. Politicas publicas para biblioteca escolar em Goiás: análise do programa de bibliotecas das escolas estaduais - PBEE da Secretaria de Estado da Educação de Goiás - SEDUC/GO. 2010. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4382
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

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