Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/440
Tipo do documento: Other
Título: Evolução da auditoria contábil na Itália
Autor: Costa, Victor Salomão Vilanova
Abstract: A presente monografia, de caráter exploratório-bibliográfico, tem o objetivo principal de delinear, em um texto único e abrangente, a cronologia da Evolução da Auditoria Contábil desde a Pré-História, considerando o eixo Suméria – Itália – Inglaterra – Estados Unidos, com foco na Itália. Para isso, foram realizados consecutivos levantamentos bibliográficos para identificar livros acadêmicos e artigos científicos nacionais e internacionais que tratassem da temática, buscando-se uma base conceitual para consolidar a estrutura cronológica. Como resultado, constatou-se que foi na Suméria, a partir de 8.000 a.C., que surgiram o método das partidas dobradas e as técnicas contábeis da escrituração e da auditoria. Nascia a Auditoria Contábil Pré-Contemporânea, que, com suas características próprias, perduraria até o século XIX, tendo a Itália como a grande referência mundial. Com a Revolução Industrial no século XVIII e a consolidação do Capitalismo, a Inglaterra cria uma forte base em Auditoria Contábil, legando-a, posteriormente, à sua colônia, os Estados Unidos. Com a massificação e o desenvolvimento das sociedades por ações e a necessidade de confiabilidade das demonstrações contábeis para os investidores, a Auditoria Contábil ganha enorme maturidade nos Estados Unidos, que, entre 1920 e 1960, passa a ser a grande referência na profissão. A Auditoria Contábil Pré-Contemporânea se transforma, então, em Auditoria Contábil Contemporânea. A Itália passa a sofrer a influência norte-americana e também testemunha um similar desenvolvimento, culminando com a adoção das normas internacionais de Contabilidade e de Auditoria Contábil, processo em andamento e concretização em diversas nações do mundo.
Palavras-chave: Contabilidade
Auditoria contábil
Itália
Citação: COSTA, Victor Salomão Vilanova. Evolução da auditoria contábil na Itália. 2011. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/440
Data de publicação: 10-Jun-2013
Aparece nas coleções:FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor Salomão Vilanova Costa.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.