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Tipo do documento: Monografia
Título: Espaço físico e condições de segurança para biblioteca escolar: estudo da Biblioteca João XXIII, do Instituto Maria Auxiliadora
Autor: Silva, Eliane Pereira da
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga de
Ramos, Rubem Borges Teixeira
Batista, Maria Neide
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a adequabilidade do espaço físico destinado a Biblioteca João XXIII, do Instituto Maria Auxiliadora/IMA, localizada na cidade de Goiânia/Goiás. Esta verificação foi feita a partir de padrões encontrados na literatura, tais como: condições básicas do espaço físico, iluminação, temperatura, umidade, ventilação, layout, pisos, cores, mobiliário, condições de segurança, e armazenamento do acervo. O campo de estudo desta pesquisa foi delimitado, conforme citado anteriormente, a partir da Biblioteca João XXIII que está localizada na Praça Comendador Germano Roriz e atende a usuários dos seguintes níveis educacionais: educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II. Esta pesquisa foi classificada como exploratória e descritiva. Em termos metodológicos foram desenvolvidas as seguintes etapas: levantamento bibliográfico na literatura pertinente e elaboração de um roteiro de diagnostico organizacional, que foi aplicado junto a responsável pela biblioteca. Os dados coletados foram organizados em quadros (dados de natureza quantitativos) e categorias temáticas (dados de natureza qualitativa). Na análise dos dados foram utilizados os padrões localizados na literatura pertinente, os dados coletados por meio do diagnóstico organizacional e as reflexões desenvolvidas pela autora. A partir destas reflexões foram detectados pontos fracos e pontos fortes. Em termos do espaço físico (tamanho, localização e distribuição do mesmo) a biblioteca enfrenta problemas e a solução /redução dos mesmos envolve a ampliação de atual espaço físico e uma nova localização da biblioteca. Em termo de mobiliário (quantidade, acessibilidade e composição), temos que, é necessária a ampliação de mesas e cadeiras, a adequabilidade das mesmas e em termos de acessibilidade e a padronização de estantes de aço. Em termos do piso deve ser colocado material antiderrapante. A iluminação natural deve ser planejada. A temperatura e umidade devem ser controladas. O layout deve ser repensado, pois o mesmo é inadequado devido ao reduzido espaço físico. As condições de segurança devem ser planejadas, pois não atendem os padrões pertinentes. A partir destes pontos são apresentadas alternativas para ampliar a qualidade do uso do espaço físico pesquisado.
Abstract: The present research had as its main goal to check the physical space´s suitability that is reserved for João XXIII Library, from Maria Auxiliadora Institute / IMA, which is in Goiânia/Goiás. This check was made from the founded patterns in literature, such as: physical space basic conditions, ventilation, color, floor, lights, room temperature, humidity, layout, safety conditions, furniture and the collection storage. The field of study for this research was limited, as mentioned before, from João XXIII Library, that is located at Comendador Germano Roriz Square, in Goiânia/Goiás. It serves to users both from kindergarten and elementary school. The research was classified as exploratory and descriptive. Regarding the methodological terms, they were developed into the following steps: bibliographic survey on the literature and the developing of an organizational diagnostic guide, which was used with the person currently responsible for the library. The collected data were organized in charts (quantitative data) and theme categories (qualitative data). For data analysis, it was used the stablished patterns located inside the literature, the collected data through the organizational diagnostic and the reflections made by the author. From these reflections, it was possible to determine the strong and the weak spots. Regarding physical space (size, location and distribution), the library chosen faces problems, and the solution / reduction of these problems implicates the enlargement of its current physical space and a new location for the library. Regarding furniture (amount, acessibility and composition), it´s necessary to buy more tables and chairs, attendance to the rules and the use of pattern steel bookshelves. Regarding the floor, it must be added a non slip flooring. The natural lights must be re-planned. The room temperature and the humidity must be controlled. The layout must be re-thought, since the current one it´s not convinient when facing the lack of space. The safety conditions must be planned, since they don´t face the pertinent patterns. From these factors, there are some alternatives presented in order to enlarge the amount of its physical space use.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Arquitetura
Espaço físico
School Library
Physical Space
Architecture
Condições de uso
Padrões arquitetônicos
Conditions of use
Architectural standarts
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Eliane Pereira da. Espaço físico e condições de segurança para biblioteca escolar: estudo da Biblioteca João XXIII, do Instituto Maria Auxiliadora. 2012. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4406
Data de publicação: 2012
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