Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4411
Tipo do documento: Monografia
Título: O perfil do profissional da informação demandado pelo mercado de trabalho nas regiões Sul e Sudeste do Brasil
Autor: Lima, Lara de Jesus
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Henrique
Ferreira Júnior, Arnaldo Alves
Resumo: Profissionais da informação são cada vez mais indispensáveis em meio à atual dinâmica das organizações, em que a informação, o seu tratamento e sua gestão são fundamentais para possibilitar estratégias que resultem em competitividade. Atuar na Sociedade da Informação desenvolvendo atividades ligadas à gestão, disseminação, processamento, conservação, proteção e organização da informação, implicou na denominação dos profissionais da informação, que neste trabalho são os profissionais das áreas de Administração, Ciência da Informação, Informática e Comunicação considerados como tais. O mercado de trabalho cada vez mais tem exigido destes profissionais distintas habilidades, desde as habilidades técnicas às habilidades humanas. Com isto, o objetivo geral do trabalho é identificar o perfil dos profissionais da informação demandados pelo mercado de trabalho das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Os objetivos específicos são: identificar qual dentre as habilidades exigidas pelo mercado é a mais requisitada para preenchimento das vagas de emprego dos profissionais da informação; identificar, dentre as regiões pesquisadas, o estado que oferece mais ofertas de emprego aos profissionais da informação; e identificar qual área específica do profissional da informação oferece o maior número de vagas de emprego. A metodologia utilizada compreende a observação e análise de anúncios de emprego veiculados nos jornais impressos de cada cidade das regiões Sul e Sudeste, bem como anúncios veiculados no site Catho Online. Pôde-se constatar que o mercado de trabalho para os profissionais da informação é bastante amplo nas regiões analisadas. No entanto, as áreas da Administração e Informática são mais privilegiadas que a Ciência da Informação e a Comunicação, que contaram com um número muito inferior de anúncios se comparados à quantidade de anúncios da Administração e da Informática. As habilidades mais exigidas dos profissionais são as habilidades técnicas, aquelas que compreendem o uso de métodos, de tecnologias de informação e de processos específicos de trabalho, sendo que o estado cuja demanda é maior para profissionais da informação é o estado de São Paulo. Conclui-se com isto, que o mercado de trabalho não vê o profissional da informação como um profissional multidisciplinar, mas apenas como um profissional dotado de mais habilidades técnicas, que habilidades estratégicas e humanas, com formação em Administração.
Palavras-chave: Profissional da informação
Habilidades
Competências
Mercado de trabalho
Sociedade da informação
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: LIMA, Lara de Jesus. O perfil do profissional da informação demandado pelo mercado de trabalho nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 2007. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4411
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-LARA DE JESUS LIMA.pdf332,53 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.