Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4414
Tipo do documento: Monografia
Título: Portal corporativo como ferramenta para a gestão da Informação e do conhecimento organizacional na Intranet: análise de funcionalidades
Autor: Schafer, Dálete Cristina
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique
Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar os Portais corporativos como ferramenta potencial para Gestão da Informação e de Conhecimentos nas organizações. Para tanto, foram analisados os portais coorporativos de 9 empresas atuantes em Goiânia tendo como parâmetro as funcionalidades destacadas na literatura especializada. A idéia de Portal Corporativo nas empresas, surgiu a partir de uma criação dos portais da Internet, como Yahoo, UOL, Terra, visto que os objetivos destes portais são facilitar a busca de informações numa tela apenas. De acordo com pesquisas anteriores, os portais já foram implantados em diversas organizações pelo mundo, incluindo nossa capital. Essa ferramenta é utilizada para capturar, organizar e disseminar informações gerando conhecimento e disponibilizando informações úteis para cada colaborador. Para o mundo empresarial isso significa competitividade. Mas para que tudo funcione corretamente é preciso que o portal atenda a alguns critérios. Antes da implantação é preciso obedecer algumas funcionalidades como Segurança, Integração, Colaboração dentre outros, para que seja uma eficiente ferramenta de Gestão de Informação e Conhecimento. A análise dos dados comprovou que as organizações de Goiânia que já implantaram ou estão implantando o portal corporativo, estão atentos às funcionalidades destacadas na literatura especializada de acordo com seus reais objetivos. Entretanto, foi constatado que após a implantação, o portal não é utilizado como ferramenta de gestão de informação e conhecimento principalmente devido à cultura informacional existente nestas organizações. Faltam atualizações das informações, mecanismos de buscas mais eficazes e melhor tratamento da informação, principalmente no que se refere à representação dos conteúdos (indexação e ontologias). Portanto, os portais corporativos ainda estão caminhando para ser uma eficiente ferramenta de gestão da informação e de conhecimento.
Palavras-chave: Portal corporativo
Gestão da Informação
Analise de funcionalidades
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SCHAFER, Dálete Cristina. Portal corporativo como ferramenta para a gestão da Informação e do conhecimento organizacional na Intranet: análise de funcionalidades. 2007. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4414
Data de publicação: 2007
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-DÁLETE CRISTINA SCHAFER.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.