Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4415
Tipo do documento: Monografia
Título: Leitura na escola: análise da atuação das salas de leitura da rede municipal de ensino de Goiânia - Goiás
Autor: Aquino, Maria Sônia dos Santos de
Primeiro orientador: Araújo, Eliany Alvarenga de
Primeiro membro da banca: Araújo, Eliany Alvarenga de
Garbelini, Maria de Fátima
Resumo: O presente trabalho analisa a atuação das Salas de Leitura das escolas públicas municipais na cidade de Goiânia – Goiás. Para seu embasamento teórico foram abordados alguns aspectos relativos à leitura, tais como: conceito de leitura, importância da leitura, funções da leitura, estratégias de leitura em ambiente escolar, e situações de leitura no Brasil. A indagação direcionadora diz respeito à atuação dos auxiliares de sala de leitura, analisando sua preparação para exercer o cargo, as estratégias desenvolvidas e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento das atividades. Para tanto, foi realizada coleta de dados. Os dados para a realização da análise foram coletados através de questionário aplicados junto aos auxiliares de sala de leitura. A pesquisa mostrou que, o treinamento recebido não é suficiente para que as atividades inerentes à função de sala de leitura se desenvolvam de forma eficiente, principalmente no uso de estratégias de leitura, apesar do esforço de alguns auxiliares para promover praticas eficientes de leitura. Verificou-se também que as maiores dificuldades se dão por falta de recursos tecnológicos e pela falta de colaboração por parte dos professores na aplicação dos projetos da sala de leitura.
Abstract: This paper analyzes the performance of the reading rooms of public schools in Goiânia – Goiás. For its theoretical basis were discussed some aspects of reading such as reading concept, importance of reading, reading functions reading, strategies of reading in the school environment, and reading situations in Brazil. The guiding question concerns the behavior of the auxiliary reading room, analyzing their preparation to assume the position, the strategies developed and the difficulties faced in developing the activities. To this end, we performed data collection. Data for the analysis were collected through a questionnaire applied along with aides and reading room. The research showed that the training received is not sufficient for the activities related to the function of the reading room to develop efficiently, especially in the use of reading strategies, despite the efforts of some helpers to promote efficient reading practices.
Palavras-chave: Políticas públicas de leitura
Brasil
Salas de leitura
Secretaria Municipal de Educação de Goiânia - Goiás
Estratégias de leitura
A leitura no Brasil
Public Policy Reading
Brazil
Reading Rooms-City Department of Education Goiânia, Goiás
Reading strategies
Reading in Brazil
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: AQUINO, Maria Sônia dos Santos de. Leitura na escola: análise da atuação das salas de leitura da rede municipal de ensino de Goiânia - Goiás. 2010. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4415
Data de publicação: 2010
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG-BIBLIOTECONOMIA-MARIA SÔNIA AQUINO.pdf892,24 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.