Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4426
Tipo do documento: Monografia
Título: A linguagem em foco: uma análise da linguagem jornalística em textos de jornais diários de Goiânia
Autor: Abrahão, Vera Lúcia Escobar Oliveira
Primeiro orientador: Pereira, Silvana Coleta Santos
Resumo: Analisar se os textos das reportagens produzidas pela mídia impressa goiana que tratam, única e exclusivamente, da realidade local ou regional, são elaborados de forma clara e precisa, foi o principal objetivo deste trabalho. Qualquer que fosse o resultado, os outros dois objetivos propostos pelo estudo eram de dar feedback ao profissionais que já atuam na área e aos jovens acadêmicos do curso de comunicação. O fio condutor para esta análise foi a especificidade da linguagem jornalística e sua interseção com a língua portuguesa. Uma vez que o que foi colocado em jogo foi a produção jornalística local, optou-se por eliminar a influência das agências de notícias e focar a editoria que trata somente de assuntos que dizem respeito ao Estado de Goiás. Assim, a base principal do estudo foram as matérias publicadas no caderno Cidades, no período de 11 a 17 de julho de 2005, pelos dois jornais de maior circulação em Goiás: O Popular e Diário da Manhã. No decorrer do trabalho a hipótese de que o jornalismo impresso produzido em Goiás não consegue elaborar seus textos de forma que a mensagem seja repassada com clareza e precisão ao público foi confirmada. Surgiu, porém, um resultado inesperado, que foi a constatação de que o jornalismo impresso goiano pratica o mais grave dos erros em jornalismo: a falta de rigor na apuração dos fatos.
Palavras-chave: Jornalismo
Linguagem jornalística
Notícia
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Jornalismo (RG)
Citação: ABRAHÃO, Vera Lúcia Escobar Oliveira. A linguagem em foco: uma análise da linguagem jornalística em textos de jornais diários de Goiânia. 2005. 190 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4426
Data de publicação: 2005
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - JORNALISMO - VERA LÚCIA ESCOBAR OLIVEIRA ABRAHÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Artigo Principal750,57 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons