Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4437
Tipo do documento: Monografia
Título: Repositórios institucionais: sugestão de metadados para diversos suportes informacionais
Autor: Silva, Fernando Ferraz
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique
Primeiro membro da banca: Gomes, Suely Henrique
Ferreira, Tatiane
Resumo: O presente trabalho estabelece como objetivo principal propor metadados que atendam às exigências para descrição física de diferentes materiais digitais que serão inseridos na Biblioteca Digital da Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Para isso utilizou-se a revisão bibliográfica para referenciar as discussões sobre o tema. Os processos de comunicação do conhecimento são intrínsecos a Ciência, essencialmente um não existe sem o outro. O trabalho apresenta as correntes teóricas fundamentais que institucionalizaram o entendimento sobre comunidade cientifica, em seguida, o enfoque passa a ser o processo comucacional que ocorre entre as comunidades. O meio tradicional de comunicação entra em crise e, assim surge uma nova resposta: a Open Archives Initiative – OAI. Os novos parâmetros tecnológicos e conceituais propiciaram o surgimento das discussões sobre o Acesso Livre e irrestrito ao conhecimento. O Acesso Livre é responsável por estabelecer os locais e as condições as quais os pesquisadores e as instituições depositam os seus trabalhos, esse local é conhecido como Repositório Institucional. Posteriormente, são apresentados os fatores determinantes para a política de informação nos repositórios digitais, dentre esses fatores está o estabelecimento de padrões tecnológicos para o funcionamento dos repositórios, tais como, objetivos, plataformas, metadados, formatos como o Dublin Core e, principalmente, a interoperabilidade. O trabalho voltou-se para um padrão especifico: a estrutura de metadados para a descrição dos conteúdos. Metodologicamente adotou-se a estrutura da pesquisa ação. Portanto, para realização da pesquisa observou-se um conjunto de etapas e procedimentos descritos na pesquisa-ação. Com base nos resultados alcançados, concluiu-se que a padronização dos metadados para os diversos suportes da informação visa enriquecer os recursos existentes e otimizar o compartilhamento dos dados, tanto para a transmissão de dados entre diferentes instituições quanto, propiciar um mecanismo de busca altamente eficiente aos usuários da instituição.
Palavras-chave: Repositórios institucionais
Comunicação científica
Acesso livre
Metadados
País: brasil
Instituição: Universidade Federal de Goias
Sigla da instituição: UFG
Unidade acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação (RG)
Nome do curso: Biblioteconomia (RG)
Citação: SILVA, Fernando Ferraz. Repositórios institucionais: sugestão de metadados para diversos suportes informacionais. 2008. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso aberto
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/4437
Data de publicação: 2008
Aparece nas coleções:FIC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCG - BIBLIOTECONOMIA-FERNANDO FERRAZ SILVA.pdf438,65 kBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.